Metrologia Dimensional
NovoA metrologia é a ciência da medição e suas aplicações, englobando todos os aspetos teóricos e práticos das medições. Por sua vez, a metrologia dimensional é o domínio específico dos conhecimentos relativos à medição de comprimentos, ângulos e estados de superfície.
Desde sempre, o homem sentiu necessidade de efetuar operações de medição, com o objetivo de determinar o valor de grandezas tais como comprimentos, áreas, volumes, etc.
Saber medir com vários instrumentos é a ciência que tem de ser ensinada a todos aqueles cujo futuro passa por fabricar, produzir e fazer peças que encaixam em outras, com tolerâncias e de acordo com as mais variadas normas.
No final da ação os formandos deverão ser capazes de:
- Identificar, selecionar e aplicar os instrumentos de medição mais adequados à determinação e controlo das dimensões das peças, em função da geometria das mesmas.
1. Introdução à metrologia. Unidades e instrumentos:
o Introdução ao sistema internacional de unidades (SI);
o Unidades fundamentais de medida o Unidades de medidas métricas, inglesas e medidas angulares;
o Processos e cuidados para evitar erros de leitura;
o Instrumentos de medição e verificação: escala (régua graduada); transferidor; fita métrica; esquadros; compassos de exteriores, de interiores, de traçar, de pontas; paquímetros; micrómetros.
2. Estudo do paquímetro:
o O nónio e sua aplicação nos instrumentos de medição;
o Nónios retilíneos e circulares;
o Tipos de paquímetros: analógicos, digitais, de profundidades, de cremalheira;
o Composição, manuseamento e interpretação de leituras.
3. Estudo do micrómetro:
o Composição, manuseamento, limpeza, calibração e interpretação de leituras;
o Tipos de micrómetros: de exteriores, de interiores com 2 contactos, de interiores com 3 contactos, de profundidades.
4. Outros instrumentos de medição e verificação:
o Comparadores (relógios de medida), calibres ou gabaritos (medição de passos de rosca ângulos e interstícios), régua de senos;
o Calibres tampão e calibres de roscas: vantagens na utilização destes, composição e manuseamento;
o Rugosímetro
5. Medição por Coordenadas:
o Máquina de Medição por Coordenadas (CMM);
o Configurações das CMM e sistema de coordenadas;
o Medição de algumas formas geométricas.
- A ação destina-se a técnicos e operadores de equipamentos das mais variadas áreas do setor da metalomecânica, responsáveis de controlo de qualidade, responsáveis de qualidade entre outros.
José Moura, Eng.
Licenciado em Engenharia Mecânica pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP);
Pós-Graduado em Engenharia de Soldadura pelo Instituto de Soldadura e Qualidade (ISQ) tendo obtido o grau de Engenheiro Europeu de Soldadura (EWE) e Engenheiro Internacional de Soldadura (IWE).
Membro Efetivo da Ordem dos Engenheiros (OE)
Formador Certificado pelo IEFP
Teve um percurso profissional de mais de 15 anos, em variadas empresas, de vários ramos da indústria e de várias dimensões, onde se destaca: Experiência em Gestão da Qualidade, Experiencia industrial no ramo automóvel, experiencia na área dos ensaios não-destrutivos e controlo da soldadura, etc.
Consultoria e Formação em Engenharia Mecânica, focada nas áreas de soldadura, nomeadamente na elaboração de procedimentos de soldadura e qualificação de soldadores.
Formador das disciplinas de “Ensaios Mecânicos”, “Elementos Normalizados de Ligação”, “Tecnologia mecânica – princípios básicos dos materiais”, “Tecnologia dos materiais – mecatrónica, Tecnologia mecânica – procedimentos básicos oficinais.
O valor da inscrição é de 390.00 € + IVA (23%), valor total de 479.70 € pagável ao CENERTEC até à data de realização do Curso e inclui:
- Acesso à Plataforma E-Learning
- Acesso à Documentação de Apoio
- Certificado SIGO