Liderança, Motivação e Gestão de Equipas – Gaia
27ª Edição- Desenvolver estratégias de comunicação influente eficiente e eficaz.
- Identificar as competências e a autonomia das pessoas e equipas;
- Identificar métodos e técnicas que criem condições que facilitam a motivação;
- Identificar comportamentos que incrementem a eficiência das equipas e das chefias.
- Identificar posturas positivas e construtivas
- Praticar a escuta ativa.
- Utilizar o estilo de comportamento mais influente para transmitir a sua mensagem e obter diálogos mais compreensivos
- Praticar a gestão da emoção e prevenir desacordos
2. Elementos de motivação
- Identificar elementos de motivação que liguem a motivação ao desempenho e à natureza humana
- Criar um ambiente de trabalho motivador e promova o divertimento no trabalho
- Análise de valor e o poder das sugestões.
- Identificar fatores facilitadores da motivação e ataque os desmotivadores
- Dar feedback construtivo e melhorar os desempenhos.
3. Liderança de pessoas e trabalho em equipa
- Inspirar o trabalho de equipa motivado
- Utilizar as entrevistas e reuniões para mobilizar as equipas.
- Missão, desafios, valores e cultura da organização.
- Liderar pelo exemplo.
- Diagnosticar o seu estilo pessoal de liderança.
- Elaborar um “mapa” dos seus pontos fortes e pontos de melhoria.
- Partilhar boas práticas versus práticas a evitar.
4. Elaborar um plano de ação das melhorias a pôr em prática
- Identificar prioridades de mudança relativamente aos objetivos.
- Reforçar a sua influência sobre o contexto envolvente.
- Elaborar o seu plano de ação.
- Todas as pessoas envolvidas em processos de coordenação de indivíduos e que necessitem de melhorar as suas soft skills na interação com clientes internos e potenciando a sua capacidade de influencia e consecução de interesses e resultados organizacionais.
- Todos os interessados em aprofundar o seu conhecimento neste tema.
- Metodologia ativa e prática, que combina estudos de caso com exemplos práticos partilhados pelos formandos.
- Elaboração de um plano de ação das mudanças a pôr em prática nas suas equipas e na sua organização
- Promoção da melhoria das competências de liderança de equipa através da partilha de boas práticas.
Lurdes Viana, Dra.
Desde 1992 que exerce atividade no âmbito de projetos de consultoria e formação profissional no desenvolvimento de soft skills de atendimento, motivação de equipas e técnicas comerciais registando treino inter e intra organizacional. Durante 15 anos exerceu paralelamente atividade comercial nas multinacionais Rhône Poulenc, Dyrup e Cecil. Colabora como freelancer a nível do continente e Ilhas com as mais prestigiadas entidades de formação profissional nas áreas de serviços, restauração e hotelaria. Licenciada em Gestão de Recursos Humanos e Psicologia do Trabalho, em 2000 iniciou o percurso na investigação pós-graduando-se em Comportamento Organizacional aferindo fatores indutores de stress térmico e o impacto no comportamento não produtivo do trabalhador no tecido industrial português. É doutoranda em Psicologia Social (na Universidade de Santiago de Compostela) exercendo investigação sobre o impacto da formação profissional nas PME’s portuguesas nomeadamente o ROI da formação. Em 2019 passou a ser formadora certificada na metodologia LEGO Serious Play pela Rasmussen Consulting – Dinamarca.
- Acesso à Documentação de Apoio
- Certificado SIGO
- Coffee-Breaks
- Almoço
- Estacionamento gratuito no Hotel