Como Escrever Emails nos Tempos Atuais – Boas Práticas

Novo
Formato Online/Live
Área Gestão
Data 7 e 8 de Fevereiro de 2023
220
Introdução

A comunicação empresarial nos dias de hoje realiza-se cada vez mais com recurso à redação de emails, que abordam e formalizam assuntos outrora tratados presencialmente ou através de meios de comunicação escrita formais. Apesar de ser uma forma de escrita informal, a frequência com que é utilizada e a importância de assuntos que aborda, faz com que seja um veículo cada mais frequente de transmissão da imagem de uma empresa ou organização.
Dessa forma, a escrita de emails cuidada e ajustada deve ser tida em conta por todos os profissionais. Formas  antiquadas ou inadequadas de escrita, transmitem uma imagem igualmente desadequada das empresas, que pretendem ser vistas como dinâmicas, profissionais, que oferecem produtos e serviços de excelência.
Neste seminário teremos oportunidade de salientar as formas modernas de escrita, bem como de abordar formas de escrita que pretendem ser eficazes em termos de transmissão de mensagem, e simultaneamente transmitam uma imagem positiva, de profissionalismo e de cordialidade com os seus interlocutores.

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Objetivos
  • Compreender o que é Comunicação e qual o seu objetivo;
  • Identificar de que forma a comunicação escrita atinge o objetivo da comunicação;
  • Conhecer a forma de escrita empresarial de emails atual;
  • Saber escrever emails de forma profissional e eficaz, respeitando a regra dos 4 C`s: clara, concisa, correta e cortês;
  • Utilizar ferramentas de Outlook mais rentáveis na elaboração de emails.
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Programa

1. Redação de Emails
– O que é Comunicação
– Comunicação escrita eficaz – características dos emails
– Regra dos 4C`s: clara, concisa, correta e cortês
– Eliminação de chavões e expressões vazias de conteúdo
– Criar impacto positivo através da escrita positiva, assertiva, incitando à ação

2. Elaboração de emails tipo
– Envio de documentos em anexo.
– Pedido de informações.
– Resposta a pedido de orçamento.
– Transmissão de ideias negativas.
– Cobranças.

3. Dicas para a rentabilização do Outlook
– Funções do Outlook menos utilizadas: reenvio de mensagens, atraso de envio, criação de regras, assinaturas

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Destinatários

Este tema interessa a todos os profissionais que no seu dia à dia utilizem a comunicação escrita para interagir com outras partes.

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Métodos de Ensino

Vão ser utilizados métodos pedagógicos afirmativos e ativos: alternância de exposições teóricas com exercícios práticos com valorização do autodiagnóstico e espírito autocrítico.

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Monitoria

Cláudia Rodrigues, Dra

Licenciada em Relações Internacionais pela Universidade do Minho, é formadora acreditada desde 2000, e consultora na Área Comportamental, administrativa e Organização Empresarial. Foi pioneira em Portugal da criação de uma empresa de serviço de secretariado online, da qual é gerente. Desde 2014 é docente convidada do IPCA – Instituto Politécnico do Cávado e Ave, lecionando a disciplina de Práticas de secretariado e Assessoria ao curso TESP Apoio à Gestão.  A sua experiência em ações de formação e consultoria em contexto empresarial público e privado, confere às ações de formação um contexto dinâmico, orientado para a implementação no contexto de trabalho.

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Data e Horário

Esta formação teve a duração de 8 horas.

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Preço

O valor da inscrição é de 220.00 € + IVA (23%), valor total de 270.60 € pagável ao CENERTEC até à data de realização do Curso e inclui:
 

  • Acesso à Plataforma E-Learning
  • Acesso à Documentação de Apoio
  • Certificado SIGO
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