Manutenção de Sistemas de Bombagem
4ª EdiçãoOs sistemas de bombagem, estão presentes desde há muito no nosso dia a dia, desde a mais simples aplicação de levarem água às nossas casas até às mais complexas como sejam as associadas à produção industrial dos mais variados sectores de actividade. E nestas cadeias de produção são muitos os circuitos onde a presença de bombas é indispensável representando, desta forma, uma importante fatia na factura energética total (factor fundamental para a competitividade da nossa indústria no mercado global). Em estudos recentemente realizados na União Europeia, o consumo energético total no sector Industria representa cerca de 42% do consumo energético total e – destes – 30% estão associados a bombas representado um consumo anual de 300 TW (terawatt) ano!
Torna-se, por tudo isto, fundamental estar dotado dos conhecimentos adequados à correcta selecção destes equipamentos, tendo em consideração as suas características construtivas, a fiabilidade dos seus componentes, a eficiência energética, os modos de operação permitidos e a sua cuidada manutenção.
No final deste módulo os formandos estarão habilitados a uma eficiente seleção e utilização de bombas centrífugas, nomeadamente:
- No projeto e dimensionamento hidráulico; parâmetros e caraterísticas a considerar;
- Na selecção do tipo de bomba; tipos de instalação e caraterísticas construtivas;
- No conhecimento dos principais componentes de uma bomba; materiais, tipos de impulsor e sistemas de selagem;
- A avaliar a influência do dimensionamento da instalação no consumo energético;
- A utilizar o conceito “LCC – Life Cycle Costs” como ferramenta de apoio à decisão;
- No conhecimento da legislação “ErP – Energy Related Products” e sua aplicação;
- Na utilização da variação de velocidade; Vantagens e limitações;
- Em motores de alto rendimento; Características e vantagens;
- Nos cuidados a ter no manuseamento, instalação e operação destes equipamentos;
- No controlo de condição e operações de manutenção previstos.
1. Definir os parâmetros necessários ao dimensionamento
- Caudal
- Altura manométrica / Pressão
- Influência do peso específico do fluído
- Influência da viscosidade cinemática e suas limitações
2. Qual o tipo de bomba mais indicada à aplicação – critérios de selecção a utilizar
- Tipo de instalação
- Tipo de bomba
- Tipo de impulsor
- Sistema de selagem mais adequado
- Materiais construtivos
3. Dimensionamento da bomba
- Critérios de seleção
- Conceito “Caudal óptimo” e suas implicações no desempenho do equipamento
- “Life Cycle Costs” como critério de avaliação e comparação de soluções
- Cavitação – causas e soluções
4. Variação de velocidade
- Considerações gerais e tendências
- Enquadramento legal (legislação “ErP”)
- Factores a ter em conta nesta opção
- Exemplos de cálculo e simulações de optimização energética
5. Optimização energética de instalações existentes
- “Ferramentas” e métodos de avaliação
- Apresentação de resultados – “Case Studies”
6. Cuidados no Transporte, armazenagem e Instalação
- Transporte seguro
- Preservação dos equipamentos em armazém
- Fixação ao maciço
- Alinhamentos finais
7. Operação e controlo de condição
8. Manutenção
9. Avarias: Causas e Soluções
TOPO- Este módulo de formação destina-se a todos os responsáveis pelos circuitos de transferência de fluídos, seja na área do projecto, da concepção ou reabilitação de processos e circuitos existentes, da área da energia ou da manutenção de equipamentos e a todos aqueles que pretendam aprofundar os seus conhecimentos sobre este tema.
- Todos os interessados em aprofundar o seu conhecimento neste tema.
Este módulo será apresentado com recurso a diversos meios audiovisuais. Serão apresentados alguns exercícios práticos que serão em seguida analisados e debatidos entre os formandos ponderando os vários cenários apresentados.
Esta Formação constitui uma Disciplina da 8ª edição da nossa Especialização em Manutenção de Instalações Elétricas. Assim, se decidir frequentá-lo, juntar-se-á aos Formandos da mesma, num cruzamento de experiências que tem sido muito enriquecedor nas várias edições das nossas Especializações.
TOPOPaulo Costa, Eng.
Licenciado em Engenharia Mecânica, com CESE (Curso de Estudos Superiores Especializados) em manutenção, pelo Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL), em 1998. Ingressou na KSB Portugal, um dos principais fabricantes mundiais de bombas e válvulas (de origem Alemã e com 145 anos de presença no mercado) em 1993 como responsável do departamento de Assistência Técnica e posteriormente responsável pelo departamento de Industria e Energia com funções de consultoria técnica e comercial junto dos clientes destes sectores a nível nacional. Desde Maio de 2019, abraçou um novo projecto ligado ao sector industrial e de energia, na empresa Tecnitema, como responsável pelo desenvolvimento de novos mercados. Ao longo destes 26 anos de carreira profissional, tem protagonizado várias acções de formação intraempresa nas áreas da hidráulica, sistemas de bombagem, válvulas, manutenção e eficiência energética assim como participado, a convite de várias entidades nacionais, em seminários relacionados com esta área de actividade. Além disso tem produzido ( e publicado em revistas da especialidade) diversos artigos técnicos relacionados várias temáticas deste módulo de formação. Tem como lema de vida “carpe diem”, expressão em latim escrita pelo poeta latino Horácio (65 a.c. a 8 a.c) no livro I de “Odes” e que significa “aproveite o dia!”.
O valor da inscrição é de 220.00 € + IVA (23%), valor total de 270.60 € pagável ao CENERTEC até à data de realização do Curso e inclui:
- Acesso à Plataforma E-Learning
- Acesso à Documentação de Apoio
- Certificado SIGO