Organizar o Escritório: Aplicação da Metodologia 5´s ao Espaço Administrativo e ao Arquivo

10ª Edição
Formato Online/Live
Área Gestão
Data 28 Fevereiro e 1 Março de 2023
220
Introdução

O escritório e o arquivo desorganizado constitui, em muitas empresas, um problema diário que faz perder tempo à procura de pastas ou documentos que deviam estar num local e já ninguém encontra. Por vezes o extravio de documentos acarreta custos ou prejuízos avultados, já não contando com os custos da falta de informação aquando de momentos de tomada de decisão.
Aliar a metodologia japonesa dos 5Sà à área administrativa é a proposta desta formação. Iremos trabalhar ideias e soluções para conseguir que o arquivo fique organizado de forma mais visual, criar formas de garantir que todos os colaboradores conheçam a metodologia de arquivo e ainda, trabalhar o ambiente do escritório na perspetiva Lean de redução de desperdício, seja, de movimentos, seja de processos lentos, ou até mesmo de stocks.
Renove a forma como olha para a organização do seu espaço administrativo. Conheça a metodologia dos 5S`s! Desafie-se!!

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Objetivos
No final do Curso, os Participantes serão capazes de:
  • Organizar o espaço administrativo e o arquivo em geral, de forma a que os documentos se encontrem rapidamente
  • Conhecer a metodologia 5S`s e a sua aplicação prática no ambiente administrativo
  • Organizar a documentação e arquivo de acordo com a metodologia dos 5S`s
  • Aplicar a metodologia a todo o ambiente administrativo para aumentar a eficiência e a eficácia do trabalho de todos
  • Reduzir o desperdício: de movimentos desnecessários, tempos de procura, de processos lentos, de excesso de stock
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Programa
1 – O que é a metodologia 5S`s e qual o seu objetivo

2 – Os 5 passos da metodologia

  • Separar
  • Arrumar
  • Limpar
  • Normalizar
  • Manter (Disciplina)
3 – Como aplicar os 5S`s à organização do arquivo
  • Teoria das três idades do arquivo – separação
  • Localização adequada do arquivo – arrumação
  • Manter o arquivo em bom estado de conservação – limpeza
  • Criação de plano de arquivo – normalização
  • Fazer o arquivo diariamente      disciplina
4 – Como aplicar os 5S`s a todo o ambiente de escritório (gavetas, material e equipamento comum – Criação de uma ambiente de trabalho de qualidade, eficiente e produtivo

5 – Exemplos da aplicação da metodologia 5S`s à área administrativa

6 – Vantagens da metodologia 5S´s

  • Aumento da eficiência, redução de tempos de procura, melhoria da comunicação empresarial, menor esforço físico dos colaboradores, mais qualidade, melhores rendimentos
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Destinatários
  • Chefes de equipa,
  • Gestores,
  • Pessoal Administrativo,
  • Secretárias,
  • Gestores da qualidade,
  • Consultores da qualidade,
  • Contabilistas,
  • todos os interessados em aprofundar o seu conhecimento neste tema.
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Métodos de Ensino

Vão ser utilizados métodos pedagógicos afirmativos e ativos: alternância de exposições teóricas com exercícios práticos com valorização do autodiagnóstico e espírito autocrítico.

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Monitoria

Cláudia Rodrigues, Dra

Licenciada em Relações Internacionais pela Universidade do Minho, é formadora acreditada desde 2000, e consultora na Área Comportamental, administrativa e Organização Empresarial. Foi pioneira em Portugal da criação de uma empresa de serviço de secretariado online, da qual é gerente. Desde 2014 é docente convidada do IPCA – Instituto Politécnico do Cávado e Ave, lecionando a disciplina de Práticas de secretariado e Assessoria ao curso TESP Apoio à Gestão.  A sua experiência em ações de formação e consultoria em contexto empresarial público e privado, confere às ações de formação um contexto dinâmico, orientado para a implementação no contexto de trabalho.

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Data e Horário

Esta formação teve a duração de 8 horas.

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Preço

O valor da inscrição é de 220.00 € + IVA (23%), valor total de 270.60 € pagável ao CENERTEC até à data de realização do Curso e inclui: 
 

  • Acesso à Plataforma E-Learning
  • Acesso à Documentação de Apoio
  • Certificado SIGO
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