Novas Estratégias no Desenvolvimento do Mercado – Boas Práticas
NovoNo domínio da gestão estratégica, o atual ambiente internacional de negócios é dinâmico, mas também imprevisível. E as organizações que operam no cenário internacional, precisam de ser proactivas para permanecer competitivas e bem-sucedidas. A questão de manter ou de ganhar vantagem competitiva das empresas e o que a impulsiona nos mercados internacionais, é uma problemática muito comum no contexto dos negócios e deve contemplar o desempenho no longo prazo. Sobre esta imprevisibilidade internacional, sublinhe-se que, por exemplo, o contributo dos seguintes modelos estratégicos no domínio da gestão empresarial:
- Estratégia do Oceano Azul;
- Teoria Baseada nos Recursos;
- O modelo das capacidades dinâmicas;
- Estratégias com regras simples;
- contributo da Inovação Aberta (Open Innovation).
Esta formação e reflexão servirá, em suma, para consubstanciar e aprofundar os pressupostos, fundamentos e propósitos, que estão na origem dos problemas e soluções práticas para as organizações empresariais.
TOPOObjectivos Gerais: Enquadrar o público-alvo com as linhas/visões orientadoras estratégicas no âmbito do estado da arte, com a necessidade de inovação neste contexto da gestão, adequadas às realidades empresariais nos contextos dos negócios globais da nova economia.
Objectivos Específicos: Conhecer e aplicar as várias doutrinas estratégicas que emergem do estado da arte, os seus pressupostos e as suas boas práticas, bem como preparar as empresas e os negócios para um perspetiva sustentável de crescimento e sucesso.
No fim do Curso, os Participantes serão capazes de:
- Perceber as exigências da gestão empresarial ao nível estratégico;
- Projetar a necessidade de inovação estratégica dentro da prática da gestão empresarial no contexto do crescimento e sustentabilidade dos negócios;
- Identificar e distinguir as diferentes doutrinas estratégicas que emergiram nas últimas décadas, de onde sobressaem as mais vanguardistas e adequadas opções estratégicas ao novo paradigma do contexto dos negócios;
- Enunciar boas práticas e perceber como planear a estratégia a um nível de gestão focado em inovação e crescimento acelerado sustentado.
1. O contexto estratégico na nova economia, do novo paradigma global e da digitalização.
2. A importância da inovação da gestão na liderança de topo para projeção das empresas para outro nível de competitividade e crescimento acelerado.
3. A sustentabilidade estratégica e a visão de longo prazo.
4. O modelo das 5 forças na doutrina da Vantagem Competitiva.
5. A mudança de paradigma e as 4 doutrinas estratégicas que emergiram nos últimos 20-30 anos:
- Escola dos Recursos
- Estretégia do Oceano Azul
- Capacidades Dinâmicas
- Estratégia com Regras Simples
6. Open Innovation.
7. Boas práticas estratégicas no âmbito dos itens 5 e 6.
TOPOGestores/Executivos de topo ou Intermédios e/ou com funções de liderança no âmbito da gestão empresarial e do desenvolvimento de negócios.
TOPO- Exposição dos vários conteúdos programáticos;
- Discussão sobre o enquadramento no contexto das empresas, com interação/discussão de ideias e casos e análise de casos práticos.
Gonçalo Coelho de Carvalho, Arq.
Doutorado (phd) em gestão empresarial aplicada com tese no tema da estratégia no canal distribuição, conta também no seu percurso académico com um executive MBA em gestão de empresas, uma pós-graduação em gestão imobiliária e uma licenciatura pré-bolonha em arquitectura.
Empresário, consultor e assessor de topo em gestão empresarial e imobiliário, é também investigador e especialista em estratégia empresarial, com forte experiência executiva em gestão, marketing, vendas e desenvolvimento de negócios em diversas indústrias, com comprovado histórico de sucesso. Trabalhou na SIKA Portugal (multinacional suíça) durante os últimos 9 anos como head of marketing e fez parte da equipa de gestão da direção nesse período.
Nos 3 últimos anos acumulou funções como head of target market building finishing, tendo liderado as vendas desse mercado-alvo. Passou pelo ensino público do 2º e 3º ciclo no inicio da sua carreira, pelo ramo das avaliações imobiliárias e hoje acumula 27 anos de experiência comercial e de gestão em mercados b2b e b2c em diversas pme’s, 3 das quais participadas de companhias multinacionais.
Com 16 anos de experiência profissional no canal distribuição e 6 anos de experiência comercial em mercados internacionais, foi diretor executivo nos últimos 21 anos liderando diferentes departamentos, equipas de marketing e de vendas.
O valor da inscrição é de 220.00 € + IVA (23%), valor total de 270.60 € pagável ao CENERTEC até à data de realização do Curso e inclui:
- Acesso à plataforma E-Learning
- Acesso à Documentação de Apoio
- Certificado SIGO