Gestão de Equipas com Assertividade
NovoCapacitar as pessoas participantes de técnicas de comunicação assertiva, com impacto nas suas relações laborais de em equipa.
Objetivos Específicos:
- Comunicar e liderar equipas de trabalho;
- Orientar os participantes nos métodos de organizar e gerir equipas de trabalho;
- Identificar o sucesso do trabalho em equipa;
- Identificar estratégias e técnicas de comunicação assertiva, que permita ao participante gerir conversas difíceis;
- Identificar as principais competências e capacidades de um líder de sucesso.
- Escuta ativa na comunicação;
- Estilos comunicacionais;
- A comunicação como objeto de dinamização de uma equipa de trabalho.
Dimensões do comportamento assertivo
- Técnicas verbais: Disco riscado, edredão e DEEC, Saber dizer “não” de forma construtiva;
- Formular pedidos;
- Dar e receber feedback;
- Lidar com a crítica;
- Opiniões positivas: O feedback Sandwich;
- Desenvolvimento da assertividade em cinco passos.
Trabalho em equipa
- Trabalho em equipa – implicações e especificidades;
- Excelência no trabalho em equipa;
- Diferenças interpessoais e o seu impacto no trabalho em equipa;
- Os cinco desafios de uma equipa segundo Patrick Lencioni.
Gestão de conflitos
- Gestão de situações problemáticas na equipa;
- Estratégias de resolução de conflitos.
Liderança
- Competências necessárias à coordenação de equipas a busca do líder ideal;
- Liderar pelo exemplo.
- Todas as pessoas envolvidas que necessitem de melhorar as suas soft skills de comunicação com clientes internos potenciando a sua capacidade de influência e consecução de interesses e resultados organizacionais.
- Todos os interessados em aprofundar o seu conhecimento neste tema.
- Metodologia ativa e prática, que combina estudos de caso com exemplos práticos partilhados pelos formandos;
- Elaboração de um plano de ação das mudanças a pôr em prática nas suas equipas e na sua organização;
- Promoção da melhoria das competências de liderança de equipa através da partilha de boas práticas.
Lurdes Viana, Dra.
Desde 1992 que exerce atividade no âmbito de projetos de consultoria e formação profissional no desenvolvimento de soft skills de atendimento, motivação de equipas e técnicas comerciais registando treino inter e intra organizacional. Durante 15 anos exerceu paralelamente atividade comercial nas multinacionais Rhône Poulenc, Dyrup e Cecil. Colabora como freelancer a nível do continente e Ilhas com as mais prestigiadas entidades de formação profissional nas áreas de serviços, restauração e hotelaria. Licenciada em Gestão de Recursos Humanos e Psicologia do Trabalho, em 2000 iniciou o percurso na investigação pós-graduando-se em Comportamento Organizacional aferindo fatores indutores de stress térmico e o impacto no comportamento não produtivo do trabalhador no tecido industrial português. É doutoranda em Psicologia Social (na Universidade de Santiago de Compostela) exercendo investigação sobre o impacto da formação profissional nas PME’s portuguesas nomeadamente o ROI da formação. Em 2019 passou a ser formadora certificada na metodologia LEGO Serious Play pela Rasmussen Consulting – Dinamarca.
- Acesso à Plataforma E-Learning
- Acesso à Documentação de Apoio
- Certificado SIGO