Excel Avançado
NovoA folha de cálculo permite elaborar desde simples listas de entidades/ itens até cálculo financeiro complexo, através de células referenciadas (por coluna e linha), permitindo a formatação, gráficos e outros auxiliares visuais.
A folha de cálculo é por isso a ferramenta mais utilizada em todo o mundo na gestão de empresas / organizações.
Excel permite essencialmente realizar duas grandes missões: Análise do presente e Simulação futura de uma determinada situação. A análise de informação é vital para percebermos onde estamos, e a simulação, para onde vamos. A informação é a base da tomada de decisão nas organizações.
A gestão das organizações é sempre realizada por antecipação – fazemos um plano (Orçamento Geral da Empresa) e todos os meses confrontamos a realidade que temos nas mãos com o plano elaborado, com cálculo dos desvios positivos e negativos (missão do controlo de gestão). Os desvios dão origem a planos de correcção para assegurar a execução do Plano / Orçamento delineado no último trimestre de cada ano, versando a actividade do ano seguinte.
Por isso é vital saber trabalhar com uma folha de cálculo como Excel:
- Formatação de Células;
- Gestão de documentos;
- Funções Avançadas;
- Gestão e Organização de dados;
- Tabelas Dinâmicas (Pivot Tables);
- Importação e ligação entre ficheiros;
- Ferramentas de análise de problemas;
- Automatização de Tarefas;
- Introdução aos Dashboards;
- Construção de Fórmulas e Funções;
- Ferramentas de Gestão, Organização e Análise de Dados;
- Criação, personalização e formatação avançada de Gráficos;
- Interface Interativa;
- Criação, automatização e personalização de um Dashboard;
- Comunicar e Apresentar: Importância na Função e Impactos;
- Comunicar e Apresentar para todos – o Sucesso da Entrega.
No fim do Curso, os Participantes serão capazes de:
- Utilizar devidamente a folha de cálculo EXCEL;
- Perceber a mecânica do Excel, conteúdos de células, formatação das mesmas, o que são fórmulas e funções, como relacionar células e executar cálculos baseados nas células;
- Realizar gráficos com a informação constante das células;
- Análise e Simulação de situações para apoio na tomada de decisão;
- Elaborar dashboards e outras ferramentas de gestão.
Formatação de Células
- Formatar como tabela;
- Formatação condicional;
- Validação de dados;
- Formatações personalizadas.
Gestão de Documentos
- Criação e gestão de templates;
- Proteção de documentos;
- Nomes a células;
- Listas personalizadas.
Funções Avançadas
- Funções de procura e referência;
- Funções de lógica;
- Funções financeiras;
- Funções de data e hora;
- Funções de matemática e trigonometria;
- Funções de texto.
Gestão e Organização de dados
- Ordenação;
- Filtros automáticos;
- Filtros avançados;
- Destaque e agrupamento;
- Subtotais.
Tabelas Dinâmicas
- Seleção de dados para criação de tabelas;
- Escolha de tabelas;
- Formatação de tabelas;
- Personalização de tabelas.
Importação e Ligação entre Ficheiros
- Importação de ficheiros de outras aplicações;
- Consolidação de dados;
- Hiperligações.
Ferramentas de Previsão e Simulação
- Forecast Sheet [Folha de Previsões];
- Goal Seek [Atingir Objetivo];
- Scenario Manager [Gestor de Cenários];
- Data Table [Tabela de Dados].
Automatização de Tarefas
- Criação de macros;
- Referências absolutas e relativas;
- Execução das macros;
- Edição de macros;
- Introdução aos Dashboards;
- Construção de Fórmulas e Funções;
- Ferramentas de Gestão, Organização e Análise de Dados;
- Criação, personalização e formatação avançada de Gráficos;
- Interface Interativa;
- Criação, automatização e personalização de um Dashboard;
- Comunicar e Apresentar: Importância na Função e Impactos;
- Comunicar e Apresentar para todos – o Sucesso da Entrega.
Introdução aos Dashboards
- O que são Dashboards? Noções e conceitos fundamentais;
- Princípios básicos de Design;
- Definição dos objetivos do Dashboard e dados necessários.
Construção de Fórmulas e Funções
- Construção de fórmulas e uso de funções;
- Funções Lógicas: IF [SE], AND [E] e OR [OU];
- Funções de Pesquisa e Referência: VLOOKUP [PROCV], HLOOKUP [PROCH], OFFSET [DESLOCAMENTO], MATCH [CORRESP] e INDEX [ÍNDICE];
- Funções de Texto: TRIM [COMPACTAR], LEFT [ESQUERDA], RIGHT [DIREITA], MID [SEG.TEXTO], CONCATENATE [CONCATENAR], SEARCH [PROCURAR] e LEN [NÚM.CARAT];
- Funções de Agregação: SUMIF [SOMA.SE], COUNTIF [CONTAR.SE] e AVERAGEIF [MÉDIA.SE];
- Fórmulas com várias funções aninhadas;
- Fórmulas matriciais.
Ferramentas de Gestão, Organização e Análise de Dados
- Relatórios de Tabelas e Gráficos Dinâmicos;
- Filtros SLICER: [SEGMENTAÇÃO DE DADOS] e TIMELINE [LINHA CRONOLÓGICA];
- Proteção de Folhas de Cálculo e Livro;
- Hiperligações;
- Automatização de tarefas com macros;
- Ligações a outras aplicações e ficheiros;
- Guardar em formato PDF.
Criação, personalização e formatação avançada de Gráficos
- Introdução aos Gráficos;
- Seleção de dados e tipos de Gráficos;
- Componentes;
- Gráficos com múltiplos Eixos;
- Gráficos Dinâmicos;
- Gráficos Combinados;
- Gráficos de Termómetro, Velocímetro e de Cascata;
- Formatação avançada de gráficos;
- Gráficos Sparkline.
Interface Interativa
- Automatização do Dashboard;
- Controlos de Formulário;
- Controlos de conteúdo: Caixas de Combinação, Caixas de Verificação, Botão Giratório e Barra de Deslocamento.
Criação, automatização e personalização de um Dashboard
- Montagem, automatização e apresentação de um Dashboard.
Funções de Texto
- CONCAT [CONCAT], LEFT [ESQUERDA], LEN [NÚM.CARAT], LOWER [MINÚSCULAS], MID [SEG.TEXTO], PROPER [INICIAL.MAIÚSCULA], RIGHT [DIREITA], TEXT [TEXTO], TEXTJOIN* [UNIRTEXTO*], TRIM [COMPACTAR], UPPER [MAIÚSCULAS].
Funções de Data/Hora
- DATE [DATA], DAY [DIA], EOMONTH [FIMMÊS], HOUR [HORA], MINUTE [MINUTO]; MONTH [MÊS]; NETWORKDAYS [DIATRABALHOTOTAL], NOW [AGORA], TIME [TEMPO], TODAY [HOJE], WEEKDAY [DIA.SEMANA], WORKDAY[DIATRABALHO], YEAR [ANO].
Funções Matemáticas
- INT [INT], ROUND [ARRED], SUBTOTAL [SUBTOTAL], SUMIFS [SOMA.SE.S], SUMPRODUCT [SOMARPRODUTO].
Funções Estatísticas
- AVERAGEIFS [MÉDIA.SE.S], COUNTA [CONTAR.VAL], COUNTIFS [CONTAR.SE.S], LARGE [MAIOR], MAXIFS* [MÁXIMO.SE.S*], MINIFS* [MÍNIMO.SE.S*], MODE.SNGL [MODO.SIMPLES], SMALL [MENOR].
Funções Lógicas
- AND [E], IF [SE], IFERROR [SE.ERRO], IFNA [SEND], IFS* [SE.S*], OR [OU], SWITCH* [PARÂMETRO*].
Funções de Pesquisa e Referência
- COLUMN [COL], HLOOKUP [PROCH], INDEX [ÍNDICE], INDIRECT [INDIRETO], MATCH [CORRESP], OFFSET [DESLOCAMENTO], ROW [LINHA], VLOOKUP [PROCV], XLOOKUP** [PROCX**], XMATCH** [CORRESPX**].
Funções de Informação
- ERROR.TYPE [TIPO.ERRO], ISBLANK [É.CÉL.VAZIA], ISERROR [É.ERRO], ISLOGICAL [É.LÓGICO], ISNONTEXT [É.NÃO.TEXTO], ISNUMBER [É.NÚM], ISTEXT [É.TEXTO].
Funções Financeiras
- EFFECT [EFETIVA], IPMT [IPGTO], IRR [TIR], NOMINAL [NOMINAL], NPER [NPER], NPV [VAL], PPMT [PPGTO], PV [VA], RATE [TAXA].
- Gestores, Empresários, Diretores de Departamentos / Funções, Quadros Médios e Superiores de Empresas;
- Todos os interessados em aprofundar o seu conhecimento neste tema.
Jorge Soares Pinto, Eng.
É Licenciado em Engenharia Electrotécnica pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto – Especialização em Sistemas Digitais e Computadores. Tem um MBA em Gestão de Empresas e Marketing pela Open Univ. (UK). Trabalhou na IBM como director técnico, director marketing e director comercial. Foi director do escritório do Porto da Compaq. Foi director de Sistemas de Informação de Gestão do Grupo Amorim, onde liderou projectos à escala nacional e internacional de Sistemas de Informação, Telecomunicações, coordenação comercial e de logística integrada. Foi Manager na Deloitte & Touche, a maior empresa de consultoria de gestão de empresas à escala mundial. É consultor independente de Gestão de empresas, Organização e Sistemas de Informação de Gestão junto de PMEs desde 2002. Foi membro de vários Conselhos de Administração de empresas. É docente universitário desde 1991, leccionando Sistemas de Informação de Gestão, Estratégia, Marketing Internacional e Logística Integrada. Leccionou na Universidade Portucalense, EGP (Escola de Gestão do Porto), IPAM (Instituto Português de Administração e Marketing), ISEP (Instituto Superior de Engenharia do Porto) e Universidade de Aveiro. É formador em áreas como Gestão de Projectos, Estratégia, Marketing, Coordenação e Gestão Comercial, Benchmarking, Balanced Scorecard, Logística e Gestão de Stock. 30 anos de experiência profissional.
O valor da inscrição é de 390.00 € + IVA (23%), valor total de 479,70 € pagável ao CENERTEC até à data de realização do Curso e inclui:
- Acesso à Plataforma E-Learning
- Acesso à Documentação de Apoio
- Certificado SIGO