Ergonomia – Desenho de Postos de Trabalho e Manipulação Manual de Cargas
NovoCom a crescente dificuldade em encontrar e manter pessoas dispostas a realizar tarefas repetitivas e/ou pesadas, a criação de boas condições de trabalho é, hoje, essencial para atrair e reter trabalhadores.
A Ergonomia desenha meios, métodos e materiais, procurando ajustar o trabalho às capacidades e limitações das pessoas que o realizam. Associada muitas vezes ao conforto, esta disciplina é muito mais abrangente do que isto, uma vez que, como ciência aplicada, é utilizada não só para identificar riscos reais, como também para os eliminar ou reduzir, tendo para sito criado guias práticos e objetivos.
Quando estes princípios e boas práticas são incorporados no desenho de postos ou na reformulação do trabalho, obtêm-se benefícios para quem trabalha, mas também para a empresa, ao melhorar a motivação, a produtividade e a flexibilidade, na maior parte dos casos sem investimentos significativos.
O curso está estruturado em duas partes: Melhoria do Posto de Trabalho e Manipulação Manual de Cargas. Na primeira abordam-se os fatores gerais de risco ergonómico (iluminação, ruído, etc.) e a carga postural. Na segunda é trabalhada a medição e mitigação do risco na manipulação manual de cargas. Comum a ambos os temas é a explanação dos seus princípios e boas práticas, apresentação de exemplos reais, e o treino nos métodos e ferramentas usados – sempre com o foco na capacitação para a aplicação prática.
Conhecer os princípios de base, bem como saber aplicar as ferramentas e os mecanismos de incorporação da Ergonomia no desenho ou melhoria das condições de trabalho.
No final do curso, os participantes serão capazes de:
- Reconhecer a importância na atualidade da criação de boas condições de trabalho;
- Perceber o papel da Ergonomia na melhoria da motivação e da produtividade;
- Utilizar os métodos e ferramentas de avaliação de riscos ergonómicos;
- Melhorar as condições ergonómicas e de segurança de um Posto de Trabalho;
- Encontrar soluções para reduzir o esforço na manipulação manual de cargas;
- Conhecer as boas práticas e armadilhas comuns da aplicação da Ergonomia na prática.
Com este curso pretende-se habilitar os participantes para a liderança, dinamização ou participação ativa em iniciativas de análise e resolução de problemas ergonómicos, no seu contexto profissional.
TOPO1. Definição e princípios da Ergonomia.
2. A atitude perante a melhoria das condições de trabalho.
3. A Ergonomia no Posto de Trabalho:
- Elementos de Risco Ergonómico – Iluminação e campo de visão, Ambiente térmico, Ruído, Espaços de trabalho (acessos, movimentação, alturas e alcances), Utilização de ferramentas e de ecrãs.
- Carga Postural.
- Exercício: Identificação de riscos ergonómicos e de segurança.
- A Checklist de Avaliação Ergonómica.
- Exercício: Utilização da Checklist e propostas de melhoria ao nível das condições ergonómicas e do comportamento postural.
4. Manipulação Manual de Cargas:
- Boas práticas da manipulação de cargas, com exemplos reais.
- Exercício: Identificação de erros comuns na manipulação de cargas.
- Método NIOSH – Ferramenta de avaliação do risco na manipulação de cargas.
- Exercício: Utilização do Método NIOSH para avaliação do risco e propostas de melhoria.
- Profissionais que desempenhem funções nas áreas da Higiene e Segurança, Melhoria de processos, Produção, Logística, Engenharia de Processos e Métodos.
- Diretores e Gestores de empresas industriais ou de serviços, com responsabilidades em áreas operacionais.
- Qualquer pessoa que pretenda conhecer e/ou melhorar as condições ergonómicas do seu próprio trabalho.
- Métodos de ensino expositivo, ativo, interrogativo, interativo com recurso a Multimédia;
- Análise de casos e partilha de experiências;
- Exercícios práticos.
Francisco Santos da Cunha, Eng.
Consultor Lean há 10 anos, lidera equipas industriais em projetos de melhoria de processos. É Mestre em Engenharia e Gestão Industrial pela Universidade de Aveiro, tendo-se especializado e desenvolvido sempre a sua atividade em Produção, Logística e Supply Chain. Desempenhou funções de Engenheiro de Logística na Bosch Security Systems (indústria eletrónica) e de Supervisor de equipa na Parfois (retalho de moda), até que entra na consultoria em Lean Manufacturing pelo Actio Consulting Group. Durante esse período, desenvolveu e liderou projetos em empresas de setores como o automóvel, plásticos, eletrónica, alimentar, metalomecânica, têxtil, vidro, entre outros, obtendo resultados na transformação ou otimização do desempenho organizacional. O portefólio de ferramentas em que tem experiência é de cariz diverso, sendo as principais: Value Stream Mapping, Fluxo peça-a-peça, Sistema Puxado, Abastecimento normalizado, 5S, SMED, Resolução Estruturada de Problemas, A3, Gemba Kanri, Swim Lane e TPM. Há 6 anos decide abrir atividade própria, mantendo a implementação das ferramentas referidas, mas focando também a sua intervenção na implementação de soluções Lean com recurso a tecnologias da Indústria 4.0.
O valor da inscrição é de 220.00 € + IVA (23%), valor total de 270.60 € pagável ao CENERTEC até à data de realização do Curso e inclui:
- Acesso à Plataforma E-Learning
- Acesso à Documentação de Apoio
- Certificado SIGO