A Gestão de Compras e a Cadeia de Abastecimento
NovoA função compras é de primordial importância para a atividade das Empresas, que dependem, hoje mais do que nunca, das competências existentes nesta frente para a gestão eficaz e comprometida com capacidade de antecipar tendências e assegurar competitividade económica.
O Domínio do processo de Compras, o suporte de informação em apoio à decisão (o sistema trabalha para nós), a estratégia na gestão de fornecedores, a negociação, as competências de Procurement, a medida dos desempenhos dos fornecedores, são alguns dos vetores mais relevantes para dotar esta função de verdadeira capacidade de conhecer para decidir bem. E decidir bem é, neste caso, comprar bem, ou seja, no tempo certo, a preço competitivo e assegurando a melhor qualidade possível.
- Este curso pretende dotar os participantes dos conhecimentos e competências relacionadas com o processo de compras enquanto suporte à cadeia de abastecimento, nomeadamente nas práticas que asseguram melhor controlo de fatores de decisão na compra e na definição de parâmetros que auxiliam na redução de riscos nas condições voláteis que atualmente vivemos.
- Dominar fatores internos e saber interpretar sinais externos serão pistas de trabalho para este módulo.
- A importância estratégica da Função Compras no modelo de Gestão das Organizações
- Dossier de Compras e a sua Gestão
- Tecnologia e Modelo de informação para apoio à decisão
- Seleção e Gestão de Fornecedores
- Estratégia e metodologias de Procurement
- Evolução de Consumos e impacto na Gestão de compras e Stocks
- Negociação
- Indicadores de Gestão
- Todos os Profissionais e Estudantes de todos os setores que desejam estar em contacto com as novas tendências das Cadeias Globais;
- Todos os interessados em aprofundar o seu conhecimento neste tema.
- Apresentação teórica dos temas com suporte digital;
- Análise de casos (se possível dos formandos);
- Exercícios práticos dos conceitos apresentados.
Este curso está inserido na 1ª edição da nossa Especialização em Logística e Cadeia de Abastecimento, em que a maioria dos módulos estão abertos a outros participantes que tenham interesse em frequentar. Para mais informações sobre esta Especialização, por favor, veja aqui.
TOPOHenrique Barros, Eng.
Administrador da ARCH S.A. (ex-Cerâmica de Valadares). Licenciado em Engenharia Química no Instituto Superior de Engenharia do Porto (pré-Bolonha) , CES em Gestão de Energia , Auditor Energético , Sócio-gerente de empresa de Consultoria. Da experiência profissional destacam-se as funções desempenhadas na Direcção de Produção e de Operações em empresas Industriais das áreas Metalomecânica e Cerâmica. Experiência de 20 anos como Consultor em Gestão empresarial nas componentes de Estratégia, Comercial, Produção, Logística, Recursos humanos, Controlo de Gestão, Sistemas de informação, Energia, Manutenção e processos de Concepção. O percurso profissional permitiu a colaboração e prestação de serviços em sectores distintos como Metalomecânico, Alimentar, Cerâmica, Química, Transportes, Construção, Têxtil, Madeiras, Papel, Software, Rochas ornamentais, Projecto e arquitectura, Tipografia, Cablagens eléctricas, Moldes, Plásticos, além de colaboração próxima com instituições como ISQ, AIMMAP, Cenfim, AEBA , Cinfu ,AEP,IDT . São relevantes os trabalhos efectuados na reestruturação e racionalização de organizações, implementação de processos de controlo de Gestão, desenvolvimento de software específico, planeamento e monitorização da produção, adopção de metodologias de incentivos por desempenho, concepção de modelos de Custeio e Orçamentação evoluídos, implementação de Aplicações de monitorização da gestão e apoio á decisão.
O valor da inscrição é de 390.00 € + IVA (23%), valor total de 479.70 € pagável ao CENERTEC até à data de realização do Curso e inclui:
- Acesso à Plataforma E-Learning
- Acesso à Documentação de Apoio
- Certificado SIGO