Bem-Estar dos Colaboradores e as Obrigações Legais de SST

Novo
Formato Online/Live
Área Gestão
Data 20 e 21 de Fevereiro de 2024
220
Introdução

No âmbito do Regime Jurídico de Segurança e Saúde no Trabalho (Lei n.º 3/2014 de 28 de janeiro), a atividade do serviço de SST deve assegurar as condições de trabalho que salvaguardem a segurança e a saúde física e mental dos trabalhadores. Nunca se falou tanto de saúde mental, mas a questão é: – O que fazemos para prevenir e porque é que os esforços se voltam tanto para a reação em vez da prevenção, quando antecipando se poderiam reduzir os prejuízos causados?
A nossa capacidade de antecipar riscos está cada vez mais debilitada, vivemos num mundo “VICA” (Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo), de alta velocidade que não nos permite parar, ou seja, ter a capacidade de “fazer pause”.
A verdade é que o património mais valioso são as pessoas. E neste sentido, surge a necessidade de garantir que as organizações proporcionem um bem-estar físico e mental das pessoas no trabalho. Esta necessidade está prevista nas obrigações de SST, em que o empregador deve assegurar ao trabalhador condições de segurança e de saúde em todos os aspetos do seu trabalho. Em caso de incumprimento, o empregador incorre numa contraordenação muito grave.
Para aprimorar as medidas de prevenção, consideramos que a NP 4590, relativa ao Sistema de Gestão de Bem-Estar e Felicidade Organizacional, permite que as organizações olhem com outros olhos para as pessoas e garantam, de uma forma mais assertiva, estas condições no trabalho, local onde as pessoas passam grande parte do tempo da sua vida.
As empresas de Excelência desejam alinhar-se com o objetivo desta norma, com políticas, programas e cultura de bem-estar e felicidade organizacional, por forma a criar uma estratégia que contribua fortemente para a saúde física e mental dos seus trabalhadores, o que contribuirá para a melhoria do desempenho e sustentabilidade das organizações, e consequentemente, ter pessoas mais produtivas, baixar os níveis de absentismo e sinistralidade laboral.

TOPO
Objetivos

Objetivos Gerais:

  • Conhecer as medidas e procedimentos para a implementação do Sistema de Gestão do Bem-Estar e Felicidade Organizacional;
  • Aquisição de conhecimentos que permitam às empresas cumprir com as obrigações legais de SST e Código do Trabalho neste âmbito.

Objetivos específicos:

  • Aquisição de competências para a implementação de uma cultura organizacional que promova o Bem-Estar e a Felicidade no trabalho;
  • Competências pessoais e profissionais que permitam melhorar as condições de trabalho, privilegiando a implementação de medidas preventivas, ao invés de medidas reativas;
  • Capacidade para elaborar medidas e procedimentos de boas práticas que tornem os trabalhadores mais saudáveis e mais felizes.
TOPO
Programa
  1. Enquadramento Legal
  2. Enquadramento temático
  3. Alguns conceitos
  4. Noções de Bem-Estar e Qualidade de Vida
  5. Contexto da Organização e Considerações Gerais sobre a NP 4590
  6. Introdução ao Sistema de Gestão de Bem-Estar e Felicidade Organizacional
  7. Correlação com NP 4552 e NP 4588
  8. Planeamento e correlação com as obrigações legais de SST
  9. Políticas e Cultura de Bem-Estar e Felicidade Organizacional
  10. Implementação e Operacionalização
  11. Upstream e Melhoria Continua
TOPO
Destinatários
  • Gestão de topo, Diretores de RH, Chefias, Técnicos de Segurança, Responsáveis de Sistemas de Gestão;
  • Todos os interessados em aprofundar o seu conhecimento neste tema.
TOPO
Métodos de Ensino
  • Métodos Afirmativos (Expositivo e/ou Demonstrativo);
  • Métodos Interrogativos (Dedutivo e/ou Interrogativo);
  • Métodos Ativos (projetos, trabalhos de pesquisa, estudos de caso, simulações, trabalhos de grupo, brainstorming).
TOPO
Monitoria

Lurdes Oliveira, Dra

Licenciada em Direito pela Universidade Católica Portuguesa com estudos avançados em direito da segurança do trabalho pela Universidade de Direito de Santiago Compostela. Técnica superior de segurança do trabalho, formadora, consultora e auditora. Formadora de legislação desde o ano 2002. Autora de várias publicações, artigos e trabalhos de investigação.

Marta Santos, Dra.

Licenciada em Psicologia Clínica pelo ISEIT, com Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Comportamental pelo Instituto CRIAP. Com 11 anos de experiência como Diretora Clínica de Clínica de Recuperação e Tratamento da Toxicodependência, Formadora em Bem-Estar, Nutrição Humana e Psicossociologia do Trabalho, Psicóloga, Coach Nutricional e Consultora de Bem-Estar e Felicidade. Co-Fundadora da Comunidade DETOX na promoção de Bem-Estar, qualidade de vida, e alta performance de zero a Pro. Executive Manager na Life Matters – Empowering Corporate Wellness.

TOPO
Data e Horário

Esta formação teve a duração de 8 horas.

TOPO
Preço

O valor da inscrição é de 220.00 € + IVA (23%), valor total de 270.60 € pagável ao CENERTEC até à data de realização do Curso e inclui: 

  • Acesso à Plataforma E-Learning
  • Acesso à Documentação de Apoio
  • Certificado SIGO
TOPO