Gestão de Transportes

Novo
Formato Online/Live
Data 5, 9, 10 e 16 de Abril de 2024
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Introdução

As cadeias de abastecimento estão cada vez mais longas e fragmentadas, e consequentemente os transportes são o mecanismo de ligação entre esses elos. É cada vez mais importante entregar os produtos aos clientes de uma forma rápida e eficaz, em distâncias cada vez maiores, o que implica que a gestão de transportes tem um papel vital na cadeia de abastecimento. É também um facto que a gestão de transportes tem um impacto na performance de outras áreas da cadeia, dando lugar a importantes oportunidades de trade-off.

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Objetivos

Os principais objetivos são o enquadramento da gestão de transportes no seio da cadeia de abastecimento, a sua importância e o valor que aporta, e naturalmente também os sues custos. A partir deste ponto trabalhar todas as componentes de gestão que visam a melhor utilização dos recursos para a obtenção do melhor resultado.

No fim do Curso, os Participantes serão capazes de:

  • Explicar a importância dos transportes na cadeia de abastecimento e de valor;
  • Perceber de que forma as características dos produtos influenciam o transporte;
  • Identificar as caraterísticas operacionais dos diferentes modos de transporte;
  • Identificar as diferentes redes de transporte e as implicações dos recursos associados;
  • Utilizar análise de trade-off para garantir que o transporte esteja alinhado com a cadeia de abastecimento;
  • Descrever critérios de seleção para identificar os tipos de veículos necessários;
  • Descrever a diferença entre transporte primário e secundário;
  • Identificar e determinar os custos de operação de transporte;
  • Descrever a natureza do impacto ambiental do transporte e explicar as medidas que podem ser usadas para economizar combustível;
  • Explicar como o transporte contribui para o desempenho da cadeia de abastecimento;
  • Ser capazes de definir indicadores de performance para a Gestão de Transportes.
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Programa

1. A gestão de transportes

  • Definição de transportes
  • O papel dos transportes
  • Transportes internacionais
  • Transportes locais
  • A importância das características do produto

2. Os modos de transporte

  • Os diferentes modos de transporte
  • Considerações na escolha do modo
  • Fatores operacionais
  • Transporte ferroviário
  • Transporte marítimo
  • Transporte rodoviário
  • Transporte aéreo
  • Opções multimodais
  • Incoterms

3. Planeamento de transportes

  • Desenho de redes de transporte
  • Entrega direta
  • O centro de distribuição
  • Multi-descargas
  • Milk-run
  • Cross-docking
  • Flow-trough
  • Trade-off no planeamento de transportes

4. Seleção, aquisição e substituição de veículos

  • Tipos de carroceria
  • O peso dos veículos
  • Transporte próprio ou subcontratado?
  • Aquisição
  • Substituição
  • Depreciação (os métodos de cálculo)
  • Estratégia de substituição
  • Definir o tamanho da frota

5. O transporte primário

  • Caraterísticas do transporte primário
  • Operações com veículos semirreboque
  • Roundtrip
  • Shuttle
  • Visão global

6. O transporte secundário

  • Caraterísticas do transporte secundário
  • Tipos de rota
  • Método de poupança
  • Métodos operacionais de definição de rotas
  • Sistemas de definição de rotas

7. Custos de transporte

  • Custos fixos e custos variáveis
  • Custo por modo
  • Custos do transporte rodoviário
  • Custos operacionais por tipo de veículo (e sua comparação)

8. Gestão e controlo do desempenho dos transportes

  • Avaliação e monotorização
  • Manutenção e reparação dos veículos
  • Benefícios da manutenção preventiva
  • Verificação dos motoristas

9. Gestão documental

  • A documentação do veículo
  • Por transporte rodoviário
  • Por transporte marítimo
  • Por transporte aéreo
  • Por transporte ferroviário

10. Indicadores de performance

  • Gestão dos motoristas
  • Produtividade
  • Utilização
  • Performance
  • Custos

11. Segurança, legislação e impacto ambiental

  • Redução do impacto ambiental
  • Opções de redução do consumo de energia
  • Segurança de pessoas e de bens
  • Legislação para as operações
  • Legislação para os motoristas

12. Gestão de transportes na cadeia de abastecimento

  • Os diferentes impactos para o futuro dos transportes
  • Os diferentes operadores de transporte
  • Oportunidades de melhoria
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Destinatários
  • Todos os Profissionais e Estudantes de todos os setores que desejam estar em contacto com as novas tendências das Cadeias Globais;
  • Todos os interessados em aprofundar o seu conhecimento neste tema.
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Métodos de Ensino
  • Sessões expositivas das matérias previstas;
  • Discussão dos temas com partilhas de experiências bidirecionais;
  • Apresentação de casos práticos e discussão dos mesmos.

Este curso está inserido na 1ª edição da nossa Especialização em Logística e Cadeia de Abastecimento, em que a maioria dos módulos estão abertos a outros participantes que tenham interesse em frequentar. Para mais informações sobre esta Especialização, por favor, veja aqui.

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Monitoria

António Pedro França, Eng.

Com uma sólida experiência em Supply Chain e Desenvolvimento de Novos Negócios, o percurso profissional do Eng. António Pedro França abrange uma ampla gama de experiências, que incluem tanto ambientes Industriais desafiadores quanto o setor de Serviços dinâmico. Ao longo dos anos, desenvolveu sólidas competências de Liderança, especialmente na Coordenação de Equipas Internacionais. Essa experiência revelou a importância da Diversidade e da Colaboração num mundo Globalizado. A formação de base em Engenharia e Gestão proporcionou alicerces sólidos o que confere uma vantagem na análise de dados e na tomada de decisões fundamentadas. A participação ativa em Decisões Estratégicas de Avaliação e Aquisições na Europa enriqueceu significativamente o conhecimento do mercado de bens de consumo alimentar como elementos facilitadores do acompanhamento das tendências em constante mudança e a compreensão dos comportamentos dos consumidores, com recurso à otimização de processos, melhoria de eficiências, impulsionando o sucesso das empresas através da Inovação com Novos Produtos e Serviços. Em síntese, o gosto pela Gestão, Visão Estratégica, Liderança e conhecimento do Mercado de Bens de Consumo Alimentar convergem para uma abordagem Holística e Informada na busca da Evolução das Pessoas e Empresas. Conta ainda com experiência comprovada em:
– Supply Chain
– Bens de Consumo Alimentar
– Desenvolvimento de Negócio
– Comunicação e Gestão Equipas
– Mercados Internacionais
– Sourcing, Procurement e Negociação

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Data e Horário

Esta formação teve a duração de 16 horas.

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Preço

O valor da inscrição é de 390.00 € + IVA (23%), valor total de 479.70 € pagável ao CENERTEC até à data de realização do Curso e inclui:

  • Acesso à Plataforma E-Learning
  • Acesso à Documentação de Apoio
  • Certificado SIGO
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