Gestão de Transportes
NovoAs cadeias de abastecimento estão cada vez mais longas e fragmentadas, e consequentemente os transportes são o mecanismo de ligação entre esses elos. É cada vez mais importante entregar os produtos aos clientes de uma forma rápida e eficaz, em distâncias cada vez maiores, o que implica que a gestão de transportes tem um papel vital na cadeia de abastecimento. É também um facto que a gestão de transportes tem um impacto na performance de outras áreas da cadeia, dando lugar a importantes oportunidades de trade-off.
TOPOOs principais objetivos são o enquadramento da gestão de transportes no seio da cadeia de abastecimento, a sua importância e o valor que aporta, e naturalmente também os sues custos. A partir deste ponto trabalhar todas as componentes de gestão que visam a melhor utilização dos recursos para a obtenção do melhor resultado.
No fim do Curso, os Participantes serão capazes de:
- Explicar a importância dos transportes na cadeia de abastecimento e de valor;
- Perceber de que forma as características dos produtos influenciam o transporte;
- Identificar as caraterísticas operacionais dos diferentes modos de transporte;
- Identificar as diferentes redes de transporte e as implicações dos recursos associados;
- Utilizar análise de trade-off para garantir que o transporte esteja alinhado com a cadeia de abastecimento;
- Descrever critérios de seleção para identificar os tipos de veículos necessários;
- Descrever a diferença entre transporte primário e secundário;
- Identificar e determinar os custos de operação de transporte;
- Descrever a natureza do impacto ambiental do transporte e explicar as medidas que podem ser usadas para economizar combustível;
- Explicar como o transporte contribui para o desempenho da cadeia de abastecimento;
- Ser capazes de definir indicadores de performance para a Gestão de Transportes.
1. A gestão de transportes
- Definição de transportes
- O papel dos transportes
- Transportes internacionais
- Transportes locais
- A importância das características do produto
2. Os modos de transporte
- Os diferentes modos de transporte
- Considerações na escolha do modo
- Fatores operacionais
- Transporte ferroviário
- Transporte marítimo
- Transporte rodoviário
- Transporte aéreo
- Opções multimodais
- Incoterms
3. Planeamento de transportes
- Desenho de redes de transporte
- Entrega direta
- O centro de distribuição
- Multi-descargas
- Milk-run
- Cross-docking
- Flow-trough
- Trade-off no planeamento de transportes
4. Seleção, aquisição e substituição de veículos
- Tipos de carroceria
- O peso dos veículos
- Transporte próprio ou subcontratado?
- Aquisição
- Substituição
- Depreciação (os métodos de cálculo)
- Estratégia de substituição
- Definir o tamanho da frota
5. O transporte primário
- Caraterísticas do transporte primário
- Operações com veículos semirreboque
- Roundtrip
- Shuttle
- Visão global
6. O transporte secundário
- Caraterísticas do transporte secundário
- Tipos de rota
- Método de poupança
- Métodos operacionais de definição de rotas
- Sistemas de definição de rotas
7. Custos de transporte
- Custos fixos e custos variáveis
- Custo por modo
- Custos do transporte rodoviário
- Custos operacionais por tipo de veículo (e sua comparação)
8. Gestão e controlo do desempenho dos transportes
- Avaliação e monotorização
- Manutenção e reparação dos veículos
- Benefícios da manutenção preventiva
- Verificação dos motoristas
9. Gestão documental
- A documentação do veículo
- Por transporte rodoviário
- Por transporte marítimo
- Por transporte aéreo
- Por transporte ferroviário
10. Indicadores de performance
- Gestão dos motoristas
- Produtividade
- Utilização
- Performance
- Custos
11. Segurança, legislação e impacto ambiental
- Redução do impacto ambiental
- Opções de redução do consumo de energia
- Segurança de pessoas e de bens
- Legislação para as operações
- Legislação para os motoristas
12. Gestão de transportes na cadeia de abastecimento
- Os diferentes impactos para o futuro dos transportes
- Os diferentes operadores de transporte
- Oportunidades de melhoria
- Todos os Profissionais e Estudantes de todos os setores que desejam estar em contacto com as novas tendências das Cadeias Globais;
- Todos os interessados em aprofundar o seu conhecimento neste tema.
- Sessões expositivas das matérias previstas;
- Discussão dos temas com partilhas de experiências bidirecionais;
- Apresentação de casos práticos e discussão dos mesmos.
Este curso está inserido na 1ª edição da nossa Especialização em Logística e Cadeia de Abastecimento, em que a maioria dos módulos estão abertos a outros participantes que tenham interesse em frequentar. Para mais informações sobre esta Especialização, por favor, veja aqui.
TOPOAntónio Pedro França, Eng.
Com uma sólida experiência em Supply Chain e Desenvolvimento de Novos Negócios, o percurso profissional do Eng. António Pedro França abrange uma ampla gama de experiências, que incluem tanto ambientes Industriais desafiadores quanto o setor de Serviços dinâmico. Ao longo dos anos, desenvolveu sólidas competências de Liderança, especialmente na Coordenação de Equipas Internacionais. Essa experiência revelou a importância da Diversidade e da Colaboração num mundo Globalizado. A formação de base em Engenharia e Gestão proporcionou alicerces sólidos o que confere uma vantagem na análise de dados e na tomada de decisões fundamentadas. A participação ativa em Decisões Estratégicas de Avaliação e Aquisições na Europa enriqueceu significativamente o conhecimento do mercado de bens de consumo alimentar como elementos facilitadores do acompanhamento das tendências em constante mudança e a compreensão dos comportamentos dos consumidores, com recurso à otimização de processos, melhoria de eficiências, impulsionando o sucesso das empresas através da Inovação com Novos Produtos e Serviços. Em síntese, o gosto pela Gestão, Visão Estratégica, Liderança e conhecimento do Mercado de Bens de Consumo Alimentar convergem para uma abordagem Holística e Informada na busca da Evolução das Pessoas e Empresas. Conta ainda com experiência comprovada em:
– Supply Chain
– Bens de Consumo Alimentar
– Desenvolvimento de Negócio
– Comunicação e Gestão Equipas
– Mercados Internacionais
– Sourcing, Procurement e Negociação
O valor da inscrição é de 390.00 € + IVA (23%), valor total de 479.70 € pagável ao CENERTEC até à data de realização do Curso e inclui:
- Acesso à Plataforma E-Learning
- Acesso à Documentação de Apoio
- Certificado SIGO