Boas Práticas de Comunicação e Feedback
NovoAo praticar feedback eficaz a melhoria dos processos é imediata porque gera bons resultados quando escolhe o momento e cria um plano para um acompanhamento eficaz, eficiente e com efetividade. Prepare-se para lidar com situações difíceis e faça com o que melhor de si e dos outros venha á tona através da prática da assertividade e da comunicação positiva facilitadora. Estes são aspetos comportamentais a serem abordados neste Curso.
TOPO- Identificar técnicas de assertividade: Strokes, Sandwich, Disco riscado e Edredon;
- Utilizar a técnica DEEC da comunicação assertiva;
- Sensibilizar os participantes para a necessidade de acompanharem os assuntos com regularidade;
- Reconhecer um trabalho bem feito ou menos bem feito.
No fim do Curso, os Participantes serão capazes de:
- Identificar formas de dar feedback quer o seu objetivo seja a resolução de problemas ou promover a mudança organizacional.
1. Comunicação positiva e objetiva – A escolha das palavras
- Estilos de comportamento – Qual o seu estilo?
- Comportamento assertivo – A técnica DEEC da assertividade;
- Ouvir com empatia;
- Exprima a sua própria perspetiva assertivamente.
2. A importância em dar feedback
- Porque habitualmente as pessoas têm dificuldade em dar feedback?
- Quais as situações em que o feedback é útil e quais as evitar?
- Quais os comportamentos e características mais fáceis de influenciar?
3. Identificar a situações certas para dar feedback
- Comparação entre feedback, acompanhamento e avaliação de desempenho;
- 5 tipos para dar feedback construtivo negativo.
4. Plano de ação e passos para resolver situações problemáticas
- Lidar com pessoas pouco comunicativas e defensivas;
- Lidar com o chefe.
5. Cultura do feedback
- Alimente a cultura do feedback;
- Principais modelos de feedback;
- Qual a melhor forma de promover um bom feedback;
- Avalie se sabe dar e receber feedback.
- Pessoas que pretendem aprofundar os seus conhecimentos em felicidade e bem-estar no trabalho;
- Todos os que queiram passar da teoria à prática, agindo como promotores da felicidade nas organizações;
- Membros da comissão executiva, Diretores, Profissionais de Gestão de Recursos Humanos e Decisores em geral;
- Todos os profissionais que desempenham cargos de chefia ou que o pretendem fazer no futuro e de forma diferenciadora;
- Responsáveis de sistemas de gestão e consultores que pretendam adquirir novas competências nesta área;
- Todos os interessados em aprofundar o seu conhecimento neste tema.
Lurdes Viana, Dra.
Desde 1992 que exerce atividade no âmbito de projetos de consultoria e formação profissional no desenvolvimento de soft skills de atendimento, motivação de equipas e técnicas comerciais registando treino inter e intra organizacional. Durante 15 anos exerceu paralelamente atividade comercial nas multinacionais Rhône Poulenc, Dyrup e Cecil. Colabora como freelancer a nível do continente e Ilhas com as mais prestigiadas entidades de formação profissional nas áreas de serviços, restauração e hotelaria. Licenciada em Gestão de Recursos Humanos e Psicologia do Trabalho, em 2000 iniciou o percurso na investigação pós-graduando-se em Comportamento Organizacional aferindo fatores indutores de stress térmico e o impacto no comportamento não produtivo do trabalhador no tecido industrial português. É doutoranda em Psicologia Social (na Universidade de Santiago de Compostela) exercendo investigação sobre o impacto da formação profissional nas PME’s portuguesas nomeadamente o ROI da formação. Em 2019 passou a ser formadora certificada na metodologia LEGO Serious Play pela Rasmussen Consulting – Dinamarca.
O valor da inscrição é de 220.00 € + IVA (23%), valor total de 270.60 € pagável ao CENERTEC até à data de realização do Curso e inclui:
- Acesso à Plataforma E-Learning
- Acesso à Documentação de Apoio
- Certificado SIGO