Monitorização da Condição e Diagnóstico de Máquinas por Ultrasons

7ª Edição
Formato Online/Live
Data 14 e 15 de Junho de 2024
220
Introdução

Este Curso é uma adaptação pratica da norma ISO 29821 “Monitorização da Condição e Diagnóstico de Máquinas por Ultrassons”, quer da 29821-1:2011 “Parte 1: Diretrizes Gerais”, quer da 29821-2:2016 “Parte 2: Procedimentos e Validação”.

O estudo e implementação das Técnicas de Análise de Condição permitem estabelecer as diretrizes para a interpretação dos ultrassons dentro dum programa de monitorização de condição e diagnóstico de máquinas e equipamentos. Os ultrassons propagados pelo ar (UPA) e os ultrassons propagados pelas estruturas (UPE) podem ser utilizados para detetar o funcionamento anormal ou possíveis avarias nas máquinas e equipamentos. As anomalias são detetadas como fenómenos acústicos de alta frequência, causados por fluxos turbulentos, ionizações e fricção. Estes, pela sua vez, têm origem numa operação incorreta dos equipamentos industriais, nas fugas de gases sob pressão ou de vácuo, nos componentes que têm sofrido desgaste e/ou nas descargas elétricas.

A análise da condição através dos UPA e UPE está baseada no processo de deteção das altas frequências que são geradas pelo fluxo turbulento, a fricção ou pela ionização, ocasionados pela sua vez, pelas falhas e funcionamentos anómalos das máquinas e equipamentos. O técnico que realize as inspeções precisa de compreender os fenómenos associados à propagação dos ultrassons através do ar e estruturas, como um pré-requisito para a criação dum programa de análise da condição.

A energia dos ultrassons é inerente ao funcionamento de todas as máquinas e equipamentos. Ela pode aparecer em forma de fricção, fluxo turbulento e/ou ionização, os quais poderiam estar associados intrinsecamente ao processo como uma das suas propriedades, ou produzidos pelo próprio processo em si. Como resultado destes fenómenos, geram-se emissões ultrassónicas, as quais se apresentam como o parâmetro ideal para monitorizar o desempenho das máquinas, as suas condições de funcionamento, assim como também para diagnosticar a presença de falhas e anomalias. Os ultrassons são uma tecnologia ideal para fazer a monitorização da condição das maquinas e equipamentos já que oferecem uma maneira eficiente de localizar falhas e anomalias duma maneira rápida e não invasiva, através dum processo de fácil implementação e num reduzido espaço de tempo.

TOPO
Objetivos

No final do Curso os Participantes serão capazes de:

  • Conhecer os métodos e os requisitos necessários para efetuar uma monitorização da condição através dos UPA e/ou UPE, incluindo os aspetos relativos à HSS;
  • Conhecer as principais áreas da aplicação dos UPA/UPE para a análise da condição;
  • Conhecer os critérios de avaliação da gravidade das anomalias identificadas pelos UPA e/ou UPE;
  • Compreender os conceitos da aquisição de dados e sua interpretação, dos critérios de avaliação e da criação de relatórios.
TOPO
Programa
  1. Introdução;
  2.  Enquadramento pratico da norma ISO 29821 “Monitorização da Condição e Diagnóstico de Máquinas por Ultrassons”.
  3.  Conceitos essenciais dos ultrassons;
  4.  Monitorização da condição através de ultrassons.
  5.  Equipamentos de deteção de ultrassons;
  6.  As Inspeções e a deteção de ultrassons;
  7.  Aquisição de dados e a sua interpretação;
  8.  Critérios de avaliação e estabelecimento de referenciais e linhas de base;
  9.  Diagnóstico precoce de avarias e falhas em equipamentos;
  10.  Criação de relatórios;
  11.  Campos de aplicação.
  12.  Exemplos práticos.
TOPO
Destinatários
  • Licenciados;
  • Bacharéis;
  • Quadros Técnicos que desempenhem ou tenham interesse em desenvolver funções na área da Manutenção e Gestão de Ativos e/ou Gestão de Operações industriais;
  • Todos os interessados em aprofundar o seu conhecimento neste tema.
TOPO
Métodos de Ensino
  • Expositivos e interativos, com recurso a meios e técnicas audiovisuais;
  • Demonstrativos e ativos, através da simulação e da resolução de casos práticos reais.
Este Curso constitui uma Disciplina da 10ª edição da nossa Especialização em “Manutenção Industrial”. Assim, se decidir frequentá-lo, juntar-se-á aos Formandos da mesma, num cruzamento de experiências que tem sido muito enriquecedor nas várias edições das nossas Especializações.
TOPO
Monitoria

Juan Carlos de Ascenção, Eng.

Mestre em engenharia automóvel pela Universidade Técnica Nacional de Zaporizhzhya (1989, Ucrânia, a extinta URSS na altura). Conclusão da parte teórica do doutoramento na mesma universidade na área de dinâmica e solidez das máquinas, mecanismos e dispositivos (1992). Licenciado em engenharia mecânica pela FEUP (1993), instituição onde concluiu a parte pratica do doutoramento na área da soldadura por difusão, sem ter apresentado a tese. Atualmente desempenha as funções de diretor técnico-comercial para a Europa da empresa norte-americana CTRL Systems, um dos principais fabricantes mundiais de equipamentos de ultrassons para a industria.
Ao longo de mais de 28 anos tem desempenhado funções como engenheiro automóvel em empresas como a FORD Motor Company e AVTOZAZ (Fábrica de Automóveis de Zaporizhzhya), investigador na área da fadiga dos materiais no INEGI e na área da soldadura no IDMEC. Também trabalhou como assistente convidado durante mais de 7 anos, tanto na FEUP, como na Escola de Engenharia da Universidade do Minho, tendo lecionado as cadeiras de “Tecnologia Mecânica”, “Processos de Ligação de Metais”, “Termodinâmica”, “Estrutura e Propriedades dos Materiais”, “Ciência e Tecnologia dos Materiais”, “Materiais de Engenharia”, “Comportamento Mecânico dos Materiais” e “Seleção de Materiais”.
Trabalhou como crítico de projetos europeus de investigação na área automóvel através da Comissão Europeia. Foi igualmente durante mais de 7 anos, diretor técnico e gerente de vendas para a península ibérica da NTN-SNR, um dos maiores fabricantes de rolamentos a nível mundial; tendo proferido palestras sobre rolamentos na FEUP, no ISEP, na Universidade do Minho e na Universidade de Aveiro. Trabalhou como técnico comercial no fabricante espanhol de equipamentos de testes e ensaios para automóveis RYME. Imediatamente antes de entrar na CTRL Systems, desempenho as funções de gerente de vendas para a península ibérica na EU Systems, outro dos principais fabricantes de equipamentos de ultrassons para a industria. Ao longo da sua carreira tem participado em diversos congressos e publicado artigos científicos de diversa índole. Fala fluentemente 4 idiomas.

TOPO
Data e Horário

Esta formação teve a duração de 8 horas.

TOPO
Preço

O valor da inscrição é de 220.00 € + IVA (23%), valor total de 270.60 € pagável ao CENERTEC até à data de realização do Curso e inclui: 

  • Acesso à Plataforma E-Learning
  • Acesso à Documentação de Apoio 
  • Certificado SIGO
TOPO