Compatibilidade Eletromagnética – Requisitos, Boas Práticas e Resolução de Interferências
NovoA compatibilidade eletromagnética (CEM ou EMC) consiste no equilíbrio entre a mínima interferência eletromagnética que um equipamento deve suportar (denominada de imunidade), bem como a máxima interferência eletromagnética que pode produzir (denominada emissão).
O equilíbrio entre estes dois parâmetros (emissão e imunidade) caracterizam o ambiente eletromagnético onde o equipamento está inserido.
As interferências eletromagnéticas estão presentes em todas as instalações que envolvem eletrónica ativa, como por exemplo carregadores de veículos elétricos, inversores aplicados à produção de energia solar fotovoltaica, variadores de velocidade na vertente industrial, sistemas de iluminação entre outros.
Compreender os fenómenos envolvidos, bem como, as boas práticas a serem aplicadas na instalação, e a mitigação de interferências é de fundamental importância para os profissionais da área eletrotécnica garantirem o bom funcionamento de equipamentos e instalações elétricas durante a sua exploração face às interferências eletromagnéticas existentes.
Objetivos gerais:
Os formandos alvo desta ação de formação deverão, ao final do curso, ser capazes de analisar e compreender os fenómenos eletromagnéticos (conduzidos e radiados), bem como os requisitos gerais de emissão e imunidade que um determinado equipamento deve possuir no âmbito da certificação de produtos e ensaios de compatibilidade eletromagnética para marcação CE.
Adicionalmente, devem ser capazes de compreender os fenómenos eletromagnéticos envolvidos em instalações elétricas industriais e comerciais, e identificar as possíveis formas de resolução destas interferências.
No final desta ação, os formandos deverão ser capazes de:
- Conhecer o princípio físico da Compatibilidade Eletromagnética (EMC), os meios de acoplamento de uma interferência e como estes interagem e interferem em sistemas eletrónicos sensíveis;
- Compreender os principais fenómenos eletromagnéticos (conduzidos e radiados) aplicados durante um processo de ensaios e certificação de produtos;
- Analisar as principais influências e a contribuição para os ensaios de emissão durante um processo de ensaios e certificação de produtos;
- Entender como as interferências eletromagnéticas podem interagir em uma instalação elétrica industrial ou comercial, seus malefícios e riscos para a continuidade da exploração segura das instalações;
- Conhecer as boas práticas de projeto e execução de instalações elétricas industriais, de forma a mitigar as interferências eletromagnéticas.
- Conhecer as boas práticas de equipotencialização (ligação à terra) para mitigar interferências eletromagnéticas.
- Revisão dos conceitos fundamentais da eletrónica.
- O domínio da frequência: A transformada de Fourier.
- Unidades aplicadas em EMC: (dB e suas variantes).
- Fenómenos eletromagnéticos – Emissão e Imunidade.
- Acoplamento de um ruído: modo diferencial x modo comum.
- Simulação de fenómenos: Os ensaios de EMC aplicados à certificação de produtos e marcação CE.
- Ensaios de emissão: Fontes de ruído e formas de mitigação.
- Ensaios de imunidade: Formas de reforçar a robustez eletromagnética de equipamentos eletrónicos sensíveis.
- Compatibilidade Eletromagnética aplicada às instalações elétricas industriais e comerciais.
- Profissionais do ramo da eletrotecnia e eletrónica, sejam técnicos, técnicos superiores ou Engenheiros, que atuem diretamente no sector de eletricidade e também no desenvolvimento de produtos, que precisem ampliar seus conhecimentos sobre o tema para a mitigação de interferências existentes, ou no processo de certificação de produtos;
- Todos os interessados em aprofundar o seu conhecimento neste tema.
- A ação de formação, por possuir um caráter de grande aplicabilidade prática no meio industrial, e especialmente, por ter um público-alvo que em sua grande maioria, já atua com esses conceitos práticos em seu ambiente de trabalho, tem como característica a utilização de várias técnicas pedagógicas em simultâneo.
- Para os conteúdos teóricos, está prevista a utilização do método expositivo, combinada com o desenvolvimento de exercícios por parte dos formandos, e posterior correção e entrega dos resultados de avaliação.
Leonardo Lipinski, Eng.
Atua nas áreas inerentes ao Setor Elétrico desde 2005, tendo experiência na Certificação de Sistemas de Terra, Projetos Elétricos e de Automação, Análise de Tarifação de Energia e Eficiência Energética, Ensaios Elétricos e Redes de Comunicação dedicadas à Supervisão e Automação de Subestações.
Paralelamente, atua como Formador em Cursos Técnicos e de Qualificação Profissional há 14 anos, nas áreas de Eletrotécnica e de Automação Industrial.
Licenciado em Engenharia Eletrotécnica pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Brasil e Pós-Graduado em Automação Industrial.
Mestrado em curso em Engenharia Eletrotécnica – Sistemas Elétricos de Energia no Instituto Superior de Engenharia do Porto – ISEP – Portugal.
Membro Efetivo da Ordem dos Engenheiros de Portugal – OEP no Colégio de Eletrotécnica desde 2018.
ONLINE / LIVE
Como Funciona esta Formação Online/Live em Direto?
- Fazer inscrição nesta página
- Após a inscrição e pagamento, os Participantes irão receber um link de acesso para clicarem e entrarem na plataforma à hora marcada.
- A formação será dada em formato Online/Live, à hora marcada, em Direto.
- Esta plataforma é muito simples de utilizar e permite que haja interactividade. Os participantes poderão participar, comentar, fazer perguntas, tirar dúvidas, por escrito ou por voz, em tempo real.
Esta formação, com a duração de 8 horas, funcionará nos seguintes dias:
16 e 18 de Setembro de 2024
19:00 – 23:00 | Pausa: 21:00 – 21:30
O valor da inscrição é de 220.00 € + IVA (23%), valor total de 270.60 € pagável ao CENERTEC até à data de realização do Curso e inclui:
- Acesso à Plataforma E-Learning
- Acesso à Documentação de Apoio
- Certificado SIGO