Líderes do Futuro em Setores Maduros
2ª Edição- Acesso à plataforma E-Learning
- Acesso à Documentação de Apoio
- Certificado de Frequência
Estas empresas resistem à inovação até que ela se encaixe no seu paradigma social, político, econômico e tecnológico.
Nos setores maduros aumentam o número de empresas que sofrem pressão para baixar preços e margens como consequência da maior pressão competitiva. As empresas conseguem defender o seu rendimento aumentando o volume de vendas e aproveitando economias de escala, muitas vezes mediante fusões, aquisições e alianças.
Com o aumento do ritmo da mudança nos ambientes tecnológico, económico, político e sociocultural, os líderes devem pensar como artífices da mudança, porque o problema não consiste apenas em como adquirir novos conceitos e aptidões, mas também em como desaprender as coisas que já não são úteis para a organização. Desaprender é um processo totalmente distinto, que implica ansiedade, atitudes defensivas e resistência à mudança.
O líder pode criar uma nova organização com novos procedimentos, mas a formação da cultura requer a aprendizagem coletiva e experiências repetitivas de êxito ou fracasso.
Os líderes comunicam com o exemplo e dirigem a mudança. Os líderes do futuro, onde a única constante será a aprendizagem e mudança perpétuas, terão de possuir uma maior proporção de caraterísticas tais como: Perceção e compreensão do mundo; Motivação; Força emocional; Aptidões culturais; Implicar os outros; Estimular que a liderança floresça em toda a organização.
Ao longo do seminário, vamos abordar os seguintes temas:
- Quais as características do ambiente tecnológico atual e futuro?
- Qual o seu impacto nas pessoas e nas organizações?
- Qual o ambiente político, económico e social nos setores maduros?
- Qual o impacte da inovação organizacional no rendimento das empresas?
- A liderança tem impacto do rendimento das organizações?
- Que tipo de liderança nos anuncia o futuro, muito marcado pelas tecnologias?
- Compreender a importância da Liderança, no âmbito da Gestão das Operações e Serviços Industriais, em setores de atividade maduros e como a tornar efetiva.
- Introdução;
- Conceito de Rendimento;
- A importância económica e social dos setores maduros;
- Modelos de Liderança;
- Líderes;
- Líderes do Futuro.
- Diretores e Responsáveis de Manutenção;
- Engenheiros e outros profissionais ligados à Manutenção de edificios e equipamentos;
- Todos os interessados em aprofundar o seu conhecimento neste tema.
- Expositivo, Activo e Interactivo com recurso a Multimédia.
TOPO
Baptista da Costa, Prof. Doutor
Doutor em Gestão de Empresas (summa cum laude) pela Universidade de Sevilha.
MBA pelo Instituto Francês de Gestão.
Engenheiro pela Universidade do Porto.
Foi administrador do Porto de Leixões, a maior infraestrutura portuária do Norte de Portugal.
Foi diretor do Metro do Porto, o maior projeto urbanístico do século XX do Norte de Portugal.
Coordenou obras públicas do município do Porto tendo realizado Acessibilidades ao Euro 2004 e do Programa Polis com intervenções urbanísticas e ambientais.
Foi administrador dos Transportes Urbanos de Braga, a primeira cidade portuguesa a fazer a opção pelo BRT e autocarros elétricos.
É membro do Comité Estratégico da Inter-Risco, Sociedade de Capital de Risco e Professor Universitário.
- Acesso à plataforma E-Learning
- Acesso à Documentação de Apoio
- Certificado de Frequência