Inovação nas Empresas: domínio da tecnologia vs. mercado e a oportunidade para o Design thinking

4ª Edição
Formato Presencial
Data
140 O valor da inscrição é de 140.00 € + IVA (23%) num valor total de 172.20 € pagável ao CENERTEC até à data de realização do Seminário e inclui:
  • Acesso à Plataforma E-Learning
  • Acesso à Documentação de Apoio
  • Visita à empresa Bosch Termotecnologia, no dia 23 Maio (opcional). Sendo que o transporte fica ao encargo de cada formando
  • Certificado de Frequência
Introdução O sucesso no desenvolvimento de novos produtos/serviços é essencial para as organizações. Em contexto internacional, e mesmo global, a qualidade com que as organizações desenham, desenvolvem, testam, lançam e acompanham os seus novos projetos (produtos/serviços) é um determinante crítico do seu êxito.

O desenvolvimento de Novos Projectos é, ainda, influenciado por condições externas ao Novo Projecto: cultura organizacional, concorrência, alinhamento ou mesmo integração em “cadeias de valor” competitivas, disponibilidade dos mercados para a sua adopção e, fundamentalmente, pela “clareza” da estratégica de inovação de que faz parte.

É nesta complexidade que a identificação das dimensões do processo (NCD/NPD) e dos fatores que explicam o êxito de novos projetos (produtos/serviços) persiste como desafio à capacidade de modelização contingencial: globalmente conduzida pela tecnologia, pelo mercado ou, por que não, mista? TOPO
Objetivos Com a frequência deste Seminário, pretende-se que os participantes:
  • Iniciem ou ampliem a sua capacidade para gerir as condições em que a integração da Inovação e Marketing faz pleno sentido no atual quadro de globalização digital e económica;
  • Adquiram destreza na manipulação de métodos e técnicas de geração/previsão/priorização mais relevantes para o desempenho de novos projetos no mercado, isto é, da sua seleção e controlo pós-lançamento;
  • Qualifiquem a sua intervenção na definição estratégica (analysis, options, actions), na gestão de carteiras de Novos Produtos/Serviços, no Processo de Desenvolvimento de Novos Produtos/Serviços, na promoção sustentada da Cultura e Clima necessárias.
TOPO
Programa
  1. Fontes de Valor da Inovação ajustados a uma economia pequena, aberta e dependente;
  2. Desafios da Estratégia de Inovação (modelos de análise, selecção e acção);
  3. Alternativas de Desenvolvimento de Novos Projectos (modelos e experiências);
  4. Exercício aplicado com base no Agile Stage-gate Model e Design Thinking;
  5. Sintese teórico-prática: repercursões pessoais e organizacionais (creativity confidence; new business models).
TOPO
Destinatários
  • Licenciados, Bacharéis e Quadros Técnicos, em qualquer Ramo da Engenharia e da Gestão, que desempenhem, ou pretendam vir a desempenhar, funções relativas à Gestão de Operações e Serviços Industriais;
  • Todos os interessados em aprofundar o seu conhecimento neste tema.
TOPO
Métodos de Ensino
  • Expositivo, Activo e Interactivo com recurso a Multimédia;
  • Utilização de equipamento de ensaio e diagnóstico de terras;
  • Análise de caso práticos através de imagens e situações a corrigir;
  • Técnicas a seguir para obtenção de uma boa terra.

Visita à empresa Bosch Termotecnologia, situada em Aveiro, no dia 23 Maio. A visita não é obrigatória, mas acreditamos serem uma mais valia para todos.

Esta Formação constitui uma Disciplina da 15ª edição da nossa Especialização em Gestão de Operações e Serviços Industriais. Assim, se decidir frequentá-la, juntar-se-á aos Formandos da mesma, num cruzamento de experiências que tem sido muito enriquecedor nas várias edições das nossas Especializações.

TOPO
Monitoria

José Manuel Carvalho Viera, Eng.

Mestre em Economia Europeia, PhD em Gestão de Marketing e Inovação), Pós-D. em Negócios e Economia na Univ. Pompeu Fabra, Barcelona. Executive Program “Driving Strategic Innovation” na IMD&M.I.T (Sloan Management School). José Manuel Carvalho Vieira possui experiência em projetos europeus como: PREMIO – Promotion of Entrepreneurship and Innovation Project (Scientific Contents Production); EMIC – European Marketing and Innovation Centers Coordinator e ainda no Ensino Superior como: (Bach; Master; MBA; PhD): Estudos Europeus, Marketing INternacional, Marketing Research, Marketing de Serviços, Gestão da INovação e EMpreendedorismo. Tendo desenvolvido carreira professional e consultadoria como: Pesquisa e Análise de Consumidores, Branding, Desenvolvimento de novos produtos e serviços, comércio internacional, Marketing Vinhos, Marketing Digital, Happy Cities & Place Making (Portugal; Augusto Mateus Ass.s & Sigma Group; CEGEA – UCP; Espaço Atlantico, SA; CTIMM – Wood Furniture Industry Tech). Dotado de outras skills tais como: Data Scientist, Marketing digital, Design Thinking, Epistemologia da Ciência.

TOPO
Data e Horário TOPO
Preço O valor da inscrição é de 140.00 € + IVA (23%) num valor total de 172.20 € pagável ao CENERTEC até à data de realização do Seminário e inclui:
  • Acesso à Plataforma E-Learning
  • Acesso à Documentação de Apoio
  • Visita à empresa Bosch Termotecnologia, no dia 23 Maio (opcional). Sendo que o transporte fica ao encargo de cada formando
  • Certificado de Frequência
TOPO