Introdução à Programação de Arduino
NovoO Arduino é uma plataforma open-source de hardware e software amplamente utilizada em projetos de automação, prototipagem e dispositivos inteligentes. Com sua interface acessível e programação baseada em C/C++, permite que iniciantes e profissionais desenvolvam soluções tecnológicas de forma prática e eficiente.
Composto por placas de microcontroladores, o Arduino pode interagir com sensores, LEDs, motores e diversos outros componentes eletrônicos, viabilizando desde projetos simples até sistemas complexos, como robôs e dispositivos IoT. Sua facilidade de uso e a vasta comunidade de suporte tornam a plataforma uma escolha popular no movimento maker e na educação tecnológica.
Objetivos gerais da formação
- Os formandos alvo desta ação de formação deverão, ao final do curso, ser capazes de compreender o funcionamento do microcontrolador Arduino, suas ferramentas de programação e sua potencialidade de aplicação para tarefas de automação de pequeno e médio porte.
5.2. Objetivos específicos da formação
No final desta ação, os formandos deverão ser capazes de:
- Conhecer as diferentes placas de desenvolvimento Arduino, sua ferramenta de programação (IDE) bem como os Shields (acessórios) de desenvolvimento disponíveis no mercado;
- Compreender a metodologia de programação, bem como, os recursos e bibliotecas disponíveis no IDE
- Desenvolver exercícios de aplicação envolvendo sensores, atuadores, displays e interfaces de comunicação;
- Praticar a linguagem de programação, algoritmos e suas aplicações
- Revisão dos conceitos básicos da eletrónica
- O que é o Arduino? Histórico e contextualização
- KITs de desenvolvimento Arduino: Do Uno R3 à Cloud
- Introdução à linguagem de programação: Algoritmo C/C++
- Ferramenta de desenvolvimento (IDE)
- Exercícios de aplicação
“Hello Word” – Piscar um LED;
Entradas e saídas digitais: Leitura e escrita em um pino;
Entrada Analógica: Conversor Analógico / Digital (A/D);
Leitura de um sensor de temperatura;
Display LCD – Princípio de funcionamento e programação;
Display LCD – Representação de valores e bibliotecas da IDE;
Shields de aplicação Arduino: Sensores de ultrassom, displays, sensores de humidade e temperatura, módulos de comunicação;
Projeto Integrador: Desenvolvimento de um termómetro e controlador de sistemas de ventilação. - Encerramento e avaliação da formação
Essa formação está direcionada para um público-alvo específico, de profissionais do ramo da eletrotecnia, sejam técnicos, técnicos superiores ou Engenheiros, que atuem diretamente no sector de eletricidade ou que sejam prestadores de serviço, dedicados a ampliarem o conhecimento sobre o tema, bem como, conhecer mais sobre programação de Arduino.
Os pré-requisitos exigidos são formação na área eletrotécnica e conhecimentos de informática na ótica de utilizador, sendo desejada a familiaridade com linguagem de programação (C/C++).
O conhecimento prévio de eletrónica básica é importante para o bom desenvolvimento do curso, mas por ser uma plataforma muito intuitiva e difundida, permite o acesso e compreensão mesmo para quem não tem relação com linguagens de programação.
A ação de formação, por possuir um caráter de grande aplicabilidade prática, e especialmente, por ter um público-alvo que em sua grande maioria, já atua com esses conceitos práticos em seu ambiente de trabalho, tem como característica a utilização de várias técnicas pedagógicas em simultâneo.
Para os conteúdos teóricos, está prevista a utilização do método expositivo, combinada com o desenvolvimento de exercícios por parte dos formandos, e posterior correção e entrega dos resultados de avaliação.
Para o módulo 6 que tem caráter muito prático, serão apresentados exercícios de aplicações reais, portanto, será aplicada a técnica pedagógica do estudo de caso.
Com o auxílio dos recursos de partilha de ecrã e acesso remoto para programação do kit de desenvolvimento, será incentivada a utilização da técnica expositiva dos resultados e também do debate, no sentido de os formandos auxiliarem uns aos outros na solução dos exercícios, aprimorando assim os conceitos e facilitando a aprendizagem.

Leonardo Lipinski
Atua nas áreas inerentes ao Setor Elétrico desde 2005, tendo experiência na Certificação de Sistemas de Terra, Projetos Elétricos e de Automação, Análise de Tarifação de Energia e Eficiência Energética, Ensaios Elétricos e Redes de Comunicação dedicadas à Supervisão e Automação de Subestações. Paralelamente, atua como formador em Cursos Técnicos e de Qualificação Profissional há 15 anos, nas áreas de Eletrotécnica e de Automação Industrial. Licenciado em Engenharia Eletrotécnica pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Brasil e Pós-Graduado em Automação Industrial. Mestrado em curso em Engenharia Eletrotécnica – Sistemas Elétricos de Energia no Instituto Superior de Engenharia do Porto – ISEP – Portugal. Membro Efetivo da Ordem dos Engenheiros de Portugal – OEP no Colégio de Eletrotécnica desde 2018. Atualmente é coordenador do departamento de Engenharia Elétrica da CJR Renewables desenvolvendo projetos executivos (EPC) de Sistemas de Armazenamento de Energia por Baterias (BESS) de grande dimensão para o mercado de energia da América do Sul e Europa, além de projetos Eólicos e Solares para os mesmos mercados.
ONLINE / LIVE
Como Funciona esta Formação Online/Live em Direto?
- Fazer inscrição nesta página
- Após a inscrição e pagamento, os Participantes irão receber um link de acesso para clicarem e entrarem na plataforma à hora marcada.
- A formação será dada em formato Online/Live, à hora marcada, em Direto.
- Esta plataforma é muito simples de utilizar e permite que haja interactividade. Os participantes poderão participar, comentar, fazer perguntas, tirar dúvidas, por escrito ou por voz, em tempo real.
Esta formação, com a duração de 20 horas, funcionará nos seguintes dias:
7, 9, 11, 14 e 16 de Julho de 2025
19:00 – 23:00
- Acesso à Plataforma E-Learning
- Acesso à Documentação de Apoio
- Certificado SIGO
