Gestão de Equipas com Comunicação Não Violenta

Novo
Formato Online/Live
Área Gestão
Data 27 e 28 de Maio de 2025
220
Introdução

A comunicação não violenta (CNV), desenvolvida por Marshall Rosenberg, é uma abordagem que promove a conexão e o entendimento entre as pessoas e em ambiente organizacional aumenta a produtividade e a moral da equipa, minimizando mal-entendidos e promovendo colaborações eficazes.

Aqui estão alguns pontos que destacam a importância da CNV:

  1. Redução de Conflitos: A CNV ajuda a resolver conflitos de forma pacífica, criando um ambiente onde todas as partes se sentem ouvidas e compreendidas.
  2. Fortalece os relacionamentos: Ao comunicar-se com empatia e clareza, é possível fortalecer os vínculos pessoais e profissionais, promovendo um ambiente de confiança e respeito mútuo.
  3. Promoção da Autoexpressão Autêntica: A CNV incentiva as pessoas a expressarem suas necessidades e sentimentos de forma sincera e assertiva, sem recorrer à agressão ou à passividade.
  4. Desenvolvimento da Empatia: Praticar a CNV ajuda no desenvolvimento de habilidades empáticas, permitindo a compreensão das perspetivas e sentimentos dos outros.

 

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Objetivos

Objetivos Gerais:

  1. Identificar e reconhecer os sentimentos e necessidades dos outros, bem como expressar nossos próprios sentimentos e necessidades de maneira clara e respeitosa.
  2. Identificar conflitos e mal-entendidos, proporcionando formas pacíficas e construtivas de resolver situações de tensão.
  3. Estabelecer relacionamentos mais profundos e significativos, baseados na confiança, compreensão e cooperação.

Objetivos Específicos:

  • Melhoria na Qualidade do relacionamento entre departamentos
  • Promover a escuta ativa e a expressão autêntica,
  • Redução de Conflitos e Aumento da Empatia;
  • Melhoria da Autoestima:
  • Comunicação Mais Clara e Eficaz entre pares
  • Promoção de um Ambiente de Trabalho Harmonioso.
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Programa

Compreender as emoções para entender a CNV

  • O que se passa no nosso cérebro quando alguém grita connosco?
  • Comunicação Não Violenta: observar, sentir, compreender, propor.
  • Benefícios da comunicação não violenta em equipa.

Técnicas de Assertividade e a comunicação não violenta

  • Avaliar e observar sem julgar.
  • A importância da escuta ativa: empatia; reformulação e feedback
  • Como nos comunicamos e os bloqueios internos
  • Como dizer não e dizer sim, a si mesmo?
  • 6 dicas para dizer não com sucesso.

Descrever os Sentimentos

  • Identificar os sentimentos que balizam as nossas necessidades e como podemos expressá-los.
  • A influencia da expressão do sentimento no interlocutor
  • Compreender e desenvolver empatia por si e pelo outro
  • Construir empatia comigo mesmo – ferramentas práticas

Necessidades

  • Dicas para reduzir as posições defensivas
  • O que são necessidades?
  • Identificar as necessidades mais frequentes e o que acontece quando não é satisfeita.
  • Ação intensão. Um binómio importante para o entendimento de uma necessidade.

Como formular pedidos de forma consistente e positiva.

  • Como expressar pedidos.
  • Características do Pedido – os 3 tipos de pedido: de reflexão/confirmação, de conexão e de ação;

Gerir equipas com a CNV em ambiente organizacional positivo.

  • Os cinco desafios de Patrick Lencioni.
  • Escutar mais; valorizar soluções; dinâmicas curtas e políticas internas
  • Padrões de pensamentos a evitar.
  • Atitudes de desnivelamento: empática, avaliativa, interrogativa, interpretativa e orientação e apoio. Qual a mais adequada?

 

 

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Destinatários

Todas as pessoas interessadas na melhoria da comunicação interna, fortalecimento das relações de trabalho, e redução de conflitos organizacionais; e na melhoria das suas competências em gestão de equipas, feedback de desempenho, e solução de problemas.

Todos os interessados em aprofundar o seu conhecimento neste tema.

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Métodos de Ensino

Metodologia ativa e prática, que combina estudos de caso com exemplos práticos partilhados pelos formandos.

Exposição e discussão de temas

  • Casos práticos (adequados a cada tema)
  • Vídeos, Quizzes, Participação nas discussões online (desafios do fórum);
  • Dinâmicas de grupo (adequadas à exploração de cada Modulo e a sessões online)

Elaboração de um plano de ação das mudanças a pôr em prática nas suas equipas e na sua organização

Promoção da melhoria das competências de comunicação de equipa através da partilha de boas práticas.

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Monitoria
Mulher a sorrir em frente a uma estante de livros, com camisola azul e uma camisa com flores.

Lurdes Viana, Dra.

Desde 1992 que exerce atividade no âmbito de projetos de consultoria, facilitadora e formadora na área comportamental no desenvolvimento de soft skills em atendimento, motivação de equipas, gestão do tempo e organização do trabalho, etc em diversos sectores de atividade.

Formadora comportamental desde 1998. Durante 15 anos (1988/2003) exerceu atividade comercial e consultoria nas multinacionais Rhône Poulenc, Dyrup e Cecil. Colabora como freelancer a nível do continente, Ilhas e África com as mais prestigiadas entidades de formação profissional na área dos serviços e integra a equipa de formadores das Escolas de Hotelaria do Turismo de Portugal (Lamego, Lisboa e Porto) e a Escola de Formação Turística de Hoteleira de Ponta Delgada (São Miguel- Açores).

Licenciada em Gestão de Recursos Humanos e Psicologia do Trabalho pelo ISLA Porto, em 2000 iniciou o percurso na investigação pós-graduando-se em Comportamento Organizacional  e Higiene e Segurança no Trabalho aferindo fatores indutores de stress térmico e o impacto no comportamento não produtivo do trabalhador no tecido industrial português e pelo Doutoramento em Psicologia Social (Universidade de Santiago de Compostela) exercendo investigação sobre o impacto da formação profissional nas PME’s portuguesas nomeadamente o ROI da formação.

Desde 2019 é certificada internacionalmente em Lego® Serious Play® pela Rasmussen Consulting – Dinamarca e acredita no uso de jogos sérios para a transferência de conhecimento.

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Local

ONLINE / LIVE 

Como Funciona esta Formação Online/Live em Direto?

  1. Fazer inscrição nesta página
  2. Após a inscrição e pagamento, os Participantes irão receber um link de acesso para clicarem e entrarem na plataforma à hora marcada.
  3. A formação será dada em formato Online/Live, à hora marcada, em Direto.
  4. Esta plataforma é muito simples de utilizar e permite que haja interactividade. Os participantes poderão participar, comentar, fazer perguntas, tirar dúvidas, por escrito ou por voz, em tempo real.
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Data e Horário

Esta formação, com a duração de 8 horas, funcionará nos seguintes dias:

27 e 28 de Maio de 2025
09:00 – 13:00

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Preço
O valor da inscrição é de 220.00 € + IVA (23%), valor total de 270.60 € pagável ao CENERTEC até à data de realização do Curso e inclui:
  • Acesso à Plataforma E-Learning
  • Acesso à Documentação de Apoio
  • Certificado SIGO
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Ficha de Inscrição




    O valor da inscrição é de € + IVA (23%), valor total de € pagável ao CENERTEC até à data de realização da Formação e inclui: Acesso à Plataforma E-Learning, Acesso à Documentação de Apoio e Certificado SIGO.

    Dados para pagamento:
    Banco Santander Totta | Titular: CENERTEC - CENTRO ENERGIA E TECNOLOGIA LDA
    IBAN: PT50 0018 2101 0462 6115 0207 7 | BIC: TOTAPTPL
    Por favor, indicar nome Empresa / Participante ou n.º da fatura quando efetuar a transferência.







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