Gestão de Equipas com Comunicação Não Violenta
NovoA comunicação não violenta (CNV), desenvolvida por Marshall Rosenberg, é uma abordagem que promove a conexão e o entendimento entre as pessoas e em ambiente organizacional aumenta a produtividade e a moral da equipa, minimizando mal-entendidos e promovendo colaborações eficazes.
Aqui estão alguns pontos que destacam a importância da CNV:
- Redução de Conflitos: A CNV ajuda a resolver conflitos de forma pacífica, criando um ambiente onde todas as partes se sentem ouvidas e compreendidas.
- Fortalece os relacionamentos: Ao comunicar-se com empatia e clareza, é possível fortalecer os vínculos pessoais e profissionais, promovendo um ambiente de confiança e respeito mútuo.
- Promoção da Autoexpressão Autêntica: A CNV incentiva as pessoas a expressarem suas necessidades e sentimentos de forma sincera e assertiva, sem recorrer à agressão ou à passividade.
- Desenvolvimento da Empatia: Praticar a CNV ajuda no desenvolvimento de habilidades empáticas, permitindo a compreensão das perspetivas e sentimentos dos outros.
TOPO
Objetivos Gerais:
- Identificar e reconhecer os sentimentos e necessidades dos outros, bem como expressar nossos próprios sentimentos e necessidades de maneira clara e respeitosa.
- Identificar conflitos e mal-entendidos, proporcionando formas pacíficas e construtivas de resolver situações de tensão.
- Estabelecer relacionamentos mais profundos e significativos, baseados na confiança, compreensão e cooperação.
Objetivos Específicos:
- Melhoria na Qualidade do relacionamento entre departamentos
- Promover a escuta ativa e a expressão autêntica,
- Redução de Conflitos e Aumento da Empatia;
- Melhoria da Autoestima:
- Comunicação Mais Clara e Eficaz entre pares
- Promoção de um Ambiente de Trabalho Harmonioso.
Compreender as emoções para entender a CNV
- O que se passa no nosso cérebro quando alguém grita connosco?
- Comunicação Não Violenta: observar, sentir, compreender, propor.
- Benefícios da comunicação não violenta em equipa.
Técnicas de Assertividade e a comunicação não violenta
- Avaliar e observar sem julgar.
- A importância da escuta ativa: empatia; reformulação e feedback
- Como nos comunicamos e os bloqueios internos
- Como dizer não e dizer sim, a si mesmo?
- 6 dicas para dizer não com sucesso.
Descrever os Sentimentos
- Identificar os sentimentos que balizam as nossas necessidades e como podemos expressá-los.
- A influencia da expressão do sentimento no interlocutor
- Compreender e desenvolver empatia por si e pelo outro
- Construir empatia comigo mesmo – ferramentas práticas
Necessidades
- Dicas para reduzir as posições defensivas
- O que são necessidades?
- Identificar as necessidades mais frequentes e o que acontece quando não é satisfeita.
- Ação intensão. Um binómio importante para o entendimento de uma necessidade.
Como formular pedidos de forma consistente e positiva.
- Como expressar pedidos.
- Características do Pedido – os 3 tipos de pedido: de reflexão/confirmação, de conexão e de ação;
Gerir equipas com a CNV em ambiente organizacional positivo.
- Os cinco desafios de Patrick Lencioni.
- Escutar mais; valorizar soluções; dinâmicas curtas e políticas internas
- Padrões de pensamentos a evitar.
- Atitudes de desnivelamento: empática, avaliativa, interrogativa, interpretativa e orientação e apoio. Qual a mais adequada?
TOPO
Todas as pessoas interessadas na melhoria da comunicação interna, fortalecimento das relações de trabalho, e redução de conflitos organizacionais; e na melhoria das suas competências em gestão de equipas, feedback de desempenho, e solução de problemas.
Todos os interessados em aprofundar o seu conhecimento neste tema.
TOPOMetodologia ativa e prática, que combina estudos de caso com exemplos práticos partilhados pelos formandos.
Exposição e discussão de temas
- Casos práticos (adequados a cada tema)
- Vídeos, Quizzes, Participação nas discussões online (desafios do fórum);
- Dinâmicas de grupo (adequadas à exploração de cada Modulo e a sessões online)
Elaboração de um plano de ação das mudanças a pôr em prática nas suas equipas e na sua organização
Promoção da melhoria das competências de comunicação de equipa através da partilha de boas práticas.
TOPOLurdes Viana, Dra.
Desde 1992 que exerce atividade no âmbito de projetos de consultoria, facilitadora e formadora na área comportamental no desenvolvimento de soft skills em atendimento, motivação de equipas, gestão do tempo e organização do trabalho, etc em diversos sectores de atividade.
Formadora comportamental desde 1998. Durante 15 anos (1988/2003) exerceu atividade comercial e consultoria nas multinacionais Rhône Poulenc, Dyrup e Cecil. Colabora como freelancer a nível do continente, Ilhas e África com as mais prestigiadas entidades de formação profissional na área dos serviços e integra a equipa de formadores das Escolas de Hotelaria do Turismo de Portugal (Lamego, Lisboa e Porto) e a Escola de Formação Turística de Hoteleira de Ponta Delgada (São Miguel- Açores).
Licenciada em Gestão de Recursos Humanos e Psicologia do Trabalho pelo ISLA Porto, em 2000 iniciou o percurso na investigação pós-graduando-se em Comportamento Organizacional e Higiene e Segurança no Trabalho aferindo fatores indutores de stress térmico e o impacto no comportamento não produtivo do trabalhador no tecido industrial português e pelo Doutoramento em Psicologia Social (Universidade de Santiago de Compostela) exercendo investigação sobre o impacto da formação profissional nas PME’s portuguesas nomeadamente o ROI da formação.
Desde 2019 é certificada internacionalmente em Lego® Serious Play® pela Rasmussen Consulting – Dinamarca e acredita no uso de jogos sérios para a transferência de conhecimento.
ONLINE / LIVE
Como Funciona esta Formação Online/Live em Direto?
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- Após a inscrição e pagamento, os Participantes irão receber um link de acesso para clicarem e entrarem na plataforma à hora marcada.
- A formação será dada em formato Online/Live, à hora marcada, em Direto.
- Esta plataforma é muito simples de utilizar e permite que haja interactividade. Os participantes poderão participar, comentar, fazer perguntas, tirar dúvidas, por escrito ou por voz, em tempo real.
Esta formação, com a duração de 8 horas, funcionará nos seguintes dias:
27 e 28 de Maio de 2025
09:00 – 13:00
- Acesso à Plataforma E-Learning
- Acesso à Documentação de Apoio
- Certificado SIGO