Gestão de Conflitos
NovoNo mundo dinâmico e interconectado de hoje, os conflitos são inevitáveis, seja no ambiente de trabalho, nas relações pessoais ou em situações comunitárias. No entanto, eles não precisam de ser negativos. Com as habilidades e estratégias certas, os conflitos podem ser oportunidades para crescimento, inovação e melhoria nas relações. Ao longo deste curso, vamos refletir sobre as ferramentas necessárias para navegar nos conflitos com confiança e transformar potenciais desacordos em interações positivas e produtivas.
TOPOObjetivos Gerais:
- Entender a natureza dos conflitos: identificar as diferentes fontes de conflitos e como elas se manifestam em diversas situações.
- Desenvolver habilidades de comunicação: Explorar técnicas de comunicação eficazes que ajudam na resolução de conflitos.
- Aplicar estratégias de resolução: Refletir sobre métodos práticos para resolver conflitos de forma construtiva.
- Identificar ferramentas de promoção de um Ambiente Colaborativo
Objectivos Específicos:
- Melhoria na Qualidade do relacionamento entre departamentos
- Promover a escuta ativa e a expressão autêntica,
- Redução de Conflitos e Aumento da Empatia;
- Melhoria da Autoestima:
- Comunicação Mais Clara e Eficaz entre pares
- Promoção de um Ambiente de Trabalho Harmonioso.
Os objetivos gerais de uma boa gestão de conflitos
- Promover a Comunicação Eficaz
- Construir Relacionamentos Fortes
- Maximizar a Produtividade e a Eficiência
- Garantir um Ambiente de Trabalho Saudável
- Prevenir Conflitos Futuramente
- Desenvolver Habilidades de Resolução de Problemas
- Fomentar a Inovação e a Criatividade
Definição do conceito conflito:
- Relação entre as emoções e o conflito
- Regulação de emoções
- Transformar o conflito em problema
- Orientações no relacionamento interpessoal: efeitos positivos e negativos dos conflitos)
Comunicação eficaz:
- Princípios de comunicação não violenta
- A empatia, escuta ativa e o feedback
- Comunicação não verbal e técnicas para melhorar a comunicação e reduzir mal-entendidos
- Diferentes estilos comunicacionais
- Assertividade e cooperação
- Atitudes de comunicação nivelantes e desnivelantes
Análise transacional e o estado do EGO.
Tipos de Conflito
Vantagens e desvantagens dos conflitos
- Estratégias de Abordagem ao Conflito
- Sinais e sintomas de conflito
- Fatores internos e externos
- Identificar o tipo de conflito
Modos de lidar com o conflito
- Formas Básicas de Conflito
- Frustração e Conflito (baseado na satisfação de necessidades)
- Intervenção no Conflito
- 5 Estratégias de abordagem ao conflito
Todas as pessoas interessadas na melhoria na comunicação interna, fortalecimento das relações de trabalho, e redução de conflitos organizacionais; e na melhoria das suas competências em gestão de equipas, feedback de desempenho, e solução de problemas. Todos os interessados em aprofundar o seu conhecimento neste tema.
TOPOMetodologia ativa e prática, que combina estudos de caso com exemplos práticos partilhados pelos formandos.
Exposição e discussão de temas
- Casos práticos (adequados a cada tema)
- Vídeos, Quizzes, Participação nas discussões online (desafios do fórum);
- Dinâmicas de grupo (adequadas à exploração de cada Modulo e a sessões online)
Elaboração de um plano de ação das mudanças a pôr em prática nas suas equipas e na sua organização
Promoção da melhoria das competências de comunicação de equipa através da partilha de boas práticas.
TOPOLurdes Viana, Dra.
Desde 1992 que exerce atividade no âmbito de projetos de consultoria, facilitadora e formadora na área comportamental no desenvolvimento de soft skills em atendimento, motivação de equipas, gestão do tempo e organização do trabalho, etc em diversos sectores de atividade.
Formadora comportamental desde 1998. Durante 15 anos (1988/2003) exerceu atividade comercial e consultoria nas multinacionais Rhône Poulenc, Dyrup e Cecil. Colabora como freelancer a nível do continente, Ilhas e África com as mais prestigiadas entidades de formação profissional na área dos serviços e integra a equipa de formadores das Escolas de Hotelaria do Turismo de Portugal (Lamego, Lisboa e Porto) e a Escola de Formação Turística de Hoteleira de Ponta Delgada (São Miguel- Açores).
Licenciada em Gestão de Recursos Humanos e Psicologia do Trabalho pelo ISLA Porto, em 2000 iniciou o percurso na investigação pós-graduando-se em Comportamento Organizacional e Higiene e Segurança no Trabalho aferindo fatores indutores de stress térmico e o impacto no comportamento não produtivo do trabalhador no tecido industrial português e pelo Doutoramento em Psicologia Social (Universidade de Santiago de Compostela) exercendo investigação sobre o impacto da formação profissional nas PME’s portuguesas nomeadamente o ROI da formação.
Desde 2019 é certificada internacionalmente em Lego® Serious Play® pela Rasmussen Consulting – Dinamarca e acredita no uso de jogos sérios para a transferência de conhecimento.
ONLINE / LIVE
Como Funciona esta Formação Online/Live em Direto?
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- Após a inscrição e pagamento, os Participantes irão receber um link de acesso para clicarem e entrarem na plataforma à hora marcada.
- A formação será dada em formato Online/Live, à hora marcada, em Direto.
- Esta plataforma é muito simples de utilizar e permite que haja interactividade. Os participantes poderão participar, comentar, fazer perguntas, tirar dúvidas, por escrito ou por voz, em tempo real.
Esta formação, com a duração de 8 horas, funcionará nos seguintes dias:
1 e 2 de Abril de 2025
09:00 – 13:00
- Acesso à Plataforma E-Learning
- Acesso à Documentação de Apoio
- Certificado SIGO