Gestão de Redes de Água: Da Redução de Perdas à Otimização de Consumos
3ª EdiçãoO nível de compromisso de empresas e organizações com os denominados critérios de sustentabilidade ESG – Environmental, Social and Governance (ou seja, vertentes Ambiental, Social e Governança Corporativa), tem vindo a assumir uma importância crescente na gestão diária e estratégica nos mais diversos setores de atividade, sejam estes de natureza pública ou privada.
Considerando o impacto – o já sentido e o projetado – das Alterações Climáticas (AC), assistiremos certamente a uma progressiva incorporação destes requisitos ESG nas políticas públicas, mais concretamente, pela adoção de requisitos mais apertados em termos de legislação nacional e comunitária. Se a este contexto global somarmos a circunstância de nos inserimos numa das regiões do planeta – o Mediterrâneo – onde as AC mais impactarão os recursos e disponibilidades hídricas, facilmente se conclui que o Uso Racional da Água e a Eficiência Hídrica serão, cada vez mais, um tema crítico e incontornável. Aliás, a recente publicação do Decreto-Lei n.º 69/2023, de 21 de agosto de 2023, que transpõe para o ordenamento jurídico nacional a Diretiva 2020/2184, do Parlamento e do Conselho Europeu de 16 de dezembro, veio fixar novos requisitos para as Entidades Gestoras de sistemas de abastecimento, nomeadamente, a fixação de novos deveres em termos de reporte público ou a obrigatoriedade de elaboração de um Plano de Ação para a Redução de Perdas de Água.
Assim, este curso pretende abordar, de forma pragmática, os mais recentes conceitos, estratégias e metodologias de redução de perdas de água em sistemas de distribuição pública, sem perder de vista a sua adaptação à gestão de redes privativas (sejam estas de natureza comercial, industrial ou outra).
Em suma, pretende-se dotar os formandos das competências e conhecimentos que, cada vez mais se revelam essenciais, não só, para dar resposta aos novos requisitos legais, mas, fundamentalmente, para alcançar o objetivo da Eficiência Hídrica ótima.
No final do curso os Participantes serão capazes de:
- Apreender o desafio futuro das Alterações Climáticas na gestão dos Recursos Hídricos;
- Conhecer os principais conceitos teóricos relacionados com a temática da Eficiência Hídrica;
- Aplicar metodologias de avaliação e diagnóstico inicial do nível de perdas de água através da elaboração de Balanços Hídricos;
- Conhecer o enquadramento legal mais recente, nomeadamente, os novos requisitos para as Entidades Gestoras em termos de reporte e elaboração de Plano de Ação para a Redução de Perdas de Água (DL n.º 69/2023, de 21/08/23);
- Adquirir competências para o controlo de perdas de água em sistemas de distribuição
- Conhecer e aplicar técnicas de deteção de fugas, controlo de pressões e redução de consumos de água em redes públicas, prediais e em ambiente industrial;
- Adaptação das Metodologias IWA a redes privadas (Edifícios de serviços, comerciais e industriais).
1. Eficiência Hídrica e Gestão de Perdas de Água – Conceitos Base
- Abordagem ao ciclo e disponibilidades da Água no Mundo;
- O desafio das Alterações Climáticas na gestão dos Recursos Hídricos;
- Nexus Água – Energia e a dimensão económica das perdas de água;
- O Balanço Hídrico IWA e suas componentes;
- Principais indicadores de desempenho (KPI) relativos a perdas de água;
- Requisitos do DL n.º 69/2023, de 21/08.
2. Estratégias de intervenção na Gestão de Perdas de Água
- Controlo Ativo de Perdas (CAP) e Requisitos Mínimos para sua implementação;
- Conceito de Zona de Monitorização e Controlo (ZMC);
- Técnicas de Localização de fugas;
- Gestão de Pressões, Rapidez e Eficácia da reparação das fugas e roturas;
- Gestão de Ativos (monitorização, manutenção, renovação e substituição das infraestruturas);
- Elaboração de Plano de Ação para a Redução de Perdas de Água (requisito DL n.º 69/2023);
- Adaptação das Metodologias IWA a redes privadas (Edifícios de serviços, comerciais e industriais).
- Gestores, responsáveis e técnicos ligados aos processos de tratamento e controlo da qualidade, de organismos de inspeção;
- Empresas com atividade na área da manutenção industrial;
- Auditores, consultores e projetistas;
- Serviços e empresas ligadas ao planeamento e gestão dos recursos hídricos, em autarquias e serviços municipalizados;
- Entidades ligadas à saúde e ao ambiente;
- Todos os interessados em aprofundar o seu conhecimento neste tema.
Jorge Roxo, Eng.
Engenheiro Electromecânico, Pós-graduado em Gestão de Operações e Serviços Industrias, com 16 anos de experiência Industrial, em áreas como: Gestão da Manutenção, Gestão Fabril, Direcção Industrial, Gestão de Projetos e Gestão de Energia. Actualmente responsável pela área da manutenção industrial e de edificios, utilidades, projetos, SST & Ambiente e Logistica Interna, em Leça do Balio do GRUPO UNICER. Durante o período de quatro anos “Utilities Expert” do GRUPO CARLSBERG tendo realizados trabalhos como “Expert” na China, Suécia, Estónia, Indochina e Alemanha. Na Unicer, na área da eficiencia, desde 2009, responsável pelo projeto “Ensave” na área das Utilidades (eletricidade, energia térmica, ar comprimido, frio industrial, dioxido de carbono, água, etc) da área industrial e de edificios.
A “caça” à fuga e o desafio da reutilização é um desafio constante para toda a equipa. Esta nova forma de estar permitiu alcançar resultados ao nível dos “best-in-classe”. O desafio da poupança está ao alcance de todas, nas mais variadas atividades.
Vítor Pereira, Eng.
Licenciado em Engenharia Mecânica (pré-Bolonha), no Ramo Qualidade e Ambiente, pelo Instituto Superior de Engenharia do Porto. Qualificações e Formação adicional, entre outras: Gestão de Perdas de Água em Sistemas de Abastecimento (FUNDEC / IST), “Finanças para Não Financeiros” (Porto Business School) ou “Programa Avançado Energias Renováveis no Setor da Água” (Academia EPAL).
Conta com mais de 20 anos de experiência profissional no setor do Ambiente, particularmente, na atividade de Abastecimento de Água em diferentes empresas e/ou unidades de negócio do Grupo Águas de Portugal. Ingressou em 1999 na Águas do Douro e Paiva, SA, onde desempenhou funções de gestão de exploração de Estações de Tratamento, gestão de Obras e Projetos, gestão de energia e exploração de Redes de adução e distribuição do Sistema Multimunicipal da Região do Porto (sistema “em alta”). Entre 2015 e 2021, assumiu a gestão das redes municipais de água e saneamento na Parceria da Região de Águas do Noroeste | Águas do Norte, SA..
Atualmente, é responsável pela gestão do sistema de abastecimento “em Alta” à Região do Vale do Sousa e participa enquanto Consultor em projetos da AdP Internacional, SA (Angola, Moçambique, Líbano e India).
ONLINE / LIVE
Como Funciona esta Formação Online/Live em Direto?
- Fazer inscrição nesta página
- Após a inscrição e pagamento, os Participantes irão receber um link de acesso para clicarem e entrarem na plataforma à hora marcada.
- A formação será dada em formato Online/Live, à hora marcada, em Direto.
- Esta plataforma é muito simples de utilizar e permite que haja interactividade. Os participantes poderão participar, comentar, fazer perguntas, tirar dúvidas, por escrito ou por voz, em tempo real.
Esta formação, com a duração de 16 horas, funcionará nos seguintes dias:
27 e 28 de novembro, 2 e 3 de dezembro de 2024
18:30 – 22:30 | Pausa: 20:30 – 21:00
O valor da inscrição é de 390.00 € + IVA (23%), valor total de 479.70 € pagável ao CENERTEC até à data de realização do Curso e inclui:
- Acesso à Plataforma E-Learning
- Acesso à Documentação de Apoio
- Certificado SIGO