Plano Avançado de Desenvolvimento de Soft Skills: Comunicação | Liderança | Inteligência Emocional | Gestão do Tempo e de Conflitos | Resiliência

6ª Edição
Formato Online/Live
Área Gestão
Data 21, 22, 25, 26 e 27 de Agosto de 2025
470.00
Introdução
Sente-se satisfeito com as suas habilidades e competências de relacionamento com os seus pares?
Este plano avançado de desenvolvimento em Soft skills pretende combinar as principais temáticas que o ajudam a desenvolver e a potenciar as suas habilidades de relacionamento e a tornar-se mais competente na sua esfera profissional e pessoal.
As pessoas possuem diversos backgrounds assentes em modelos e processos de trabalho e vida distintos pelo que a comunicação, a liderança e a resiliência são importantes para prevenir conflitos, promover o comprometimento e garantir a harmonia da sua equipa.
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Objetivos

Objetivos Gerais:

Os participantes terão como objetivo principal a melhoria no processo produtivo e organizativo através da reflexão, sistematização e produção de conhecimentos na área da gestão de pessoas, de modo a promover uma liderança estratégica alinhada ao seu perfil pessoal e cooperativo bem como das novas tendências do mercado.

No fim do Curso, os Participantes serão capazes de:

  • Identificar competências e capacidades de comunicação que potenciam relações e estimulam a cooperação;
  • Reconhecer estratégias de envolvimento das equipas em contextos de incerteza;
  • Desenvolver o pensamento critico para gerir as emoções;
  • Contemplar ações e técnicas de melhoria de gestão do tempo e de conflitos;
  • Identificar fatores indutores de desequilíbrio emocional e fatores que promovem a capacidade de resiliência do individuo em âmbito cooperativo.
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Programa

Módulo 1 – Comunicação (Dra. Lurdes Bastida Viana)

Objetivos:

  • Compreender a importância da comunicação na interação de indivíduos e equipas.
  • Identificar fatores que destroem ou clarificam a mensagem.
  • Desenvolver a assertividade e a empatia.
  • Aplicar habilidades de comunicação que incrementam relações e estimulam a cooperação.

Conteúdos:

  • Comunicação eficaz e modelo mental.
  • Identificar posturas positivas e construtivas.
  • Praticar os níveis da escuta empática: ouvir, escutar e empatizar.
  • Comunicação assertiva: Técnicas para planear e transmitir a sua mensagem e obter diálogos mais compreensivos.

Módulo 2 – Liderança Mobilizadora (Dr. Jorge Teixeira Pinto)

Objetivos:

  • Compreender os desafios atuais da liderança de pessoas e equipas.
  • Identificar ferramentas de motivação e satisfação.
  • Estabelecer estratégias de envolvimento das equipas em contextos de incerteza.

Conteúdos:

  • Competências-chave do líder em tempos de mudanças aceleradas.
  • Autodiagnóstico de estilos e aferição da capacidade e motivação para a mudança.
  • Gestão de situações e níveis de maturidade profissional.
  • Modelo DAC: Diagnosticar, adaptar e comunicar.

Módulo 3 – Inteligência Emocional (Dra. Lurdes Bastida Viana)

Objetivos:

  • Compreender a natureza neurobiológica da emoção.
  • Identificar as emoções básicas da linguagem.
  • Compreender a influencia das emoções nos processos cognitivos.
  • Desenvolver o pensamento critico para gerir as emoções.

Conteúdos:

  • Variáveis do construto da inteligência emocional.
  • Autoconhecimento e gestão de emoções.
  • 5 componentes de uma pessoa emocionalmente inteligente.
  • Técnicas para desenvolver a controlar as emoções.
  • Separar as ações das emoções.
  • A inteligência emocional grupal – dicas e boas praticas.
  • A importância do Timing.

Módulo 4 – Gestão do Tempo e de Conflitos (Dr. Jorge Teixeira Pinto)

Objetivos:

  • Compreender os desafios da gestão do tempo e da organização do trabalho que regem o dia a dia das organizações.
  • Identificar situações geradoras de desperdício de tempo e com potencial de conflituosidade.
  • Contemplar ações e técnicas de melhoria de gestão do tempo e de conflitos.

Conteúdos:

  • Princípios da gestão do tempo.
  • Principais métodos de gestão do tempo.
  • Desperdiçadores de tempo e sugestões de melhoria.
  • Estratégias de resolução de conflitos e recomendações de uso em contexto laboral.

Módulo 5 – Resiliência (Dr. Jorge Teixeira Pinto)

Objetivos:

  • Compreender a importância da capacidade de resiliência do individuo em âmbito cooperativo.
  • Identificar fatores indutores de desequilíbrio emocional.
  • Plano de autodesenvolvimento.

Conteúdos:

  • Capacidade de resiliência no trabalho.
  • Estratégias cognitivas e emocionais para lidar com a adversidade.
  • Características das pessoas resilientes.
  • Autoestima, autoconfiança e elevado autoconceito.
  • Identificar fatores indutores de stress.
  • Técnicas de autoproteção e Medidas preventivas.
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Destinatários
  • Todas as pessoas envolvidas que necessitem de melhorar as suas soft skills Comunicação, Liderança, Inteligência Emocional, Gestão do Tempo e de Conflitos e Resiliência com clientes internos e externos potenciando a sua capacidade de influência e consecução de interesses pessoais e resultados organizacionais.
  • Todos os interessados em aprofundar o seu conhecimento neste tema.
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Métodos de Ensino
  • Métodos predominantemente ativos, exercícios práticos e de aplicação com recurso ao trabalho individual e colaborativo.
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Monitoria
Fotografia de Jorge Teixeira Pinto

Jorge Teixeira Pinto

  • Formador, desde 1994, nas áreas: Liderança e Gestão de Pessoas e Equipas | Estratégia Organizacional | Marketing e Comercial | Empreendedorismo | Inovação e Criatividade | Comportamental e Coaching em múltiplos sectores de atividade.
  • Consultor, desde 1996, em vários projetos e programas de desenvolvimento pessoal e organizacional, com recurso a metodologias participativas.
  • Coach, desde 2010, orientado para a liderança, em prol da promoção de estratégias de capacitação e inspiração para o alcance de resultados individuais e coletivos.
  • Licenciado em Sociologia das Organizações pela Universidade do Minho e Mestre Erasmus Mundus – Mundusfor: Formação de Profissionais da Formação – Especialização em Formação e Gestão de Recursos Humanos pela Universidade de Granada (Espanha), Akershus College University (Noruega), Universidade do Porto, Universidade de Reims (França) e pela Universitat Rovira i Virgili (Espanha).
Mulher a sorrir em frente a uma estante de livros, com camisola azul e uma camisa com flores.

Lurdes Viana

Desde 1992 que exerce atividade no âmbito de projetos de consultoria, facilitadora e formadora na área comportamental no desenvolvimento de soft skills em atendimento, motivação de equipas, gestão do tempo e organização do trabalho, etc em diversos sectores de atividade.

Formadora comportamental desde 1998. Durante 15 anos (1988/2003) exerceu atividade comercial e consultoria nas multinacionais Rhône Poulenc, Dyrup e Cecil. Colabora como freelancer a nível do continente, Ilhas e África com as mais prestigiadas entidades de formação profissional na área dos serviços e integra a equipa de formadores das Escolas de Hotelaria do Turismo de Portugal (Lamego, Lisboa e Porto) e a Escola de Formação Turística de Hoteleira de Ponta Delgada (São Miguel- Açores).

Licenciada em Gestão de Recursos Humanos e Psicologia do Trabalho pelo ISLA Porto, em 2000 iniciou o percurso na investigação pós-graduando-se em Comportamento Organizacional  e Higiene e Segurança no Trabalho aferindo fatores indutores de stress térmico e o impacto no comportamento não produtivo do trabalhador no tecido industrial português e pelo Doutoramento em Psicologia Social (Universidade de Santiago de Compostela) exercendo investigação sobre o impacto da formação profissional nas PME’s portuguesas nomeadamente o ROI da formação.

Desde 2019 é certificada internacionalmente em Lego® Serious Play® pela Rasmussen Consulting – Dinamarca e acredita no uso de jogos sérios para a transferência de conhecimento.

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Local

ONLINE / LIVE 

Como Funciona esta Formação Online/Live em Direto?

  1. Fazer inscrição nesta página
  2. Após a inscrição e pagamento, os Participantes irão receber um link de acesso para clicarem e entrarem na plataforma à hora marcada.
  3. A formação será dada em formato Online/Live, à hora marcada, em Direto.
  4. Esta plataforma é muito simples de utilizar e permite que haja interactividade. Os participantes poderão participar, comentar, fazer perguntas, tirar dúvidas, por escrito ou por voz, em tempo real.
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Data e Horário

Esta formação, com a duração de 20 horas, funcionará nos seguintes dias:

21, 22, 25, 26 e 27 de Agosto de 2025
09:00 – 13:00

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Preço

O valor da inscrição é de 470.00 € + IVA (23%), valor total de 578.10 € pagável ao CENERTEC até à data de realização do Curso e inclui:

  • Acesso à Plataforma E-Learning
  • Acesso à Documentação de Apoio
  • Certificado SIGO

 

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Ficha de Inscrição




    O valor da inscrição é de € + IVA (23%), valor total de € pagável ao CENERTEC até à data de realização da Formação e inclui: Acesso à Plataforma E-Learning, Acesso à Documentação de Apoio e Certificado SIGO.

    Dados para pagamento:
    Banco Santander Totta | Titular: CENERTEC - CENTRO ENERGIA E TECNOLOGIA LDA
    IBAN: PT50 0018 2101 0462 6115 0207 7 | BIC: TOTAPTPL
    Por favor, indicar nome Empresa / Participante ou n.º da fatura quando efetuar a transferência.







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