Gestão de Compras e Fornecedores num mundo VUCA (Volatilidade, Incerteza, Complexidade e Ambiguidade)

4ª Edição
Formato Online/Live
Área Gestão
Data 20, 21, 27 e 28 de Novembro de 2024
390.00
Introdução
Compreender a Importância e o Enquadramento Estratégico da Função Compras numa Organização, negociação na compra e fidelização de fornecedores / parceiros estratégicos.
Vivemos tempos de volatilidade, incerteza, complexidade, instabilidade e ambiguidade;  estes fatores, concorrem para a necessidade de adaptações Logísticas no âmbito do cenário de comércio internacional. As compras / o Procurement geram desafios de descoberta de “novos” mercados de abastecimento e (re)definição das suas redes de conexão na cadeia de distribuição. A gestão da supply chain assume uma importância / criticidade decisiva para o sucesso das organizações.
As margens comerciais têm vindo a diminuir por efeito do mercado e da globalização. As empresas ajustam os seus processos de racionalização de encargos / custos e actuam do lado dos fornecedores para minimizar o valor de compras.  A função Compras, integrada no processo de aprovisionamento das Organizações, assume  uma importância acrescida na rentabilidade, contribuindo de forma decisiva para a recuperação de margens perdida, através da redução de preços de compra e optimização da relação negocial com fornecedores.
É assim necessário um efectivo controlo de Fornecedores,  partindo da correcta caracterização de parâmetros de análise de necessidades e do conhecimento detalhado do perfil e características do serviço ou mercadoria / produto a comprar.
A Gestão de Compras modela a actuação do operador de compras, centrado no conhecimento de parâmetros de avaliação de necessidade, integrados com processos que caracterizam as informações essenciais à fundamentação da decisão de compra, permitindo sistematizar os critérios de compra e o domínio desta importante função.
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Objetivos

Dotar os Participantes dos conhecimentos e técnicas para melhorar a eficácia da função de compras da sua empresa , com realce para a melhoria das condições de suporte à decisão , redução de custos e a actuação estratégica da gestão de stocks e fornecedores.

  • Gestão da compra e abastecimento;
  • Procedimento de aquisição;
  • Consulta ao mercado;
  • Recepção e estudo comparativo das propostas dos fornecedores;
  • Matriz de avaliação de propostas;
  • Negociação de propostas;
  • Emissão e controlo das encomendas;
  • Contratos de prestação de serviços;
  • Selecção e avaliação de fornecedores;
  • Qualificação de fornecedores e nível de desempenho;
  • Compras internacionais e Incoterms;
  • Centralização e descentralização das compras;
  • Maximizar nível de serviço a clientes com mínimo de custos de stock;
  • Maximizar a rotação de stock;
  • Minimizar espaço de armazenagem necessário;
  • Redução de custos na empresa;
  • Evitar obsolescência de produtos;
  • Evitar rupturas e perda de clientes;
  • Evitar paragens da linha de fabrico por falta de material;
  • Eficácia global na logística;
  • Ferramentas e Modelos de Gestão de Compras;
  • Identificar as Fases do Processo Compra;
  • Da Identificação da Necessidade à Execução do Contrato;
  • Identificar, seleccionar e gerir Fornecedores;
  • Negociar e estabelecer as Condições e os Termos Contratuais;
  • Definir Indicadores e Factores Críticos de Sucesso no Controlo dos Processos de Gestão de Compras.

No fim do Curso, os Participantes serão capazes de:

  • Caracterizar a função compras na Organização e as suas relações com outros departamentos;
  • Estabelecer a organização do processo entre apuro de necessidade e entrega de bem ou serviço;
  • Identificar, seleccionar e avaliar fornecedores;
  • Identificar e definir informações críticas para modelar critérios de decisão – produto, stock, fornecedor;
  • Gerir a negociação na compra;
  • Identificar os princípios base de uma negociação;
  • (Como melhor) Aplicar técnicas e táticas negociais em contexto real;
  • Definir e sistematizar critérios de suporte à decisão e negociação para processo de compra;
  • Conhecer e aplicar corretamente os diversos conceitos logísticos;
  • Conhecer e escolher a modalidade de Procurement mais adequada a cada necessidade.
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Programa

1. A empresa como um sistema – a Função Compras

  • A cadeia de valor
  • Importância da logística
  • Logística e FCS (factores Críticos de Sucesso)
  • Função aprovisionamento
  • Papel da compra na cadeia de abastecimento
  • Processo de compra e respectivas etapas
  • Função compras no âmbito do Aprovisionamento
  • Dossier de compra e Cadernos de Encargos
  •  Registo e controlo de encomendas
  •  Registo, organização e arquivo de informação

2. Gestão de Stock e consumos  – informação de suporte à função Compras

  • Caracterização de Artigos e Serviços
  • Parâmetros de análise de Stock e dos consumos – nem de mais, nem de menos …
  • Estatísticas de compras – preços, quantidades, tempo entrega
  • Parâmetros custo de encomenda e condições de pagamento
  • Estruturação de modelo de decisão de compra
  • Stock Mínimo, Disponível e Stock Máximo
  • Cálculo do consumo médio e Prazo de aprovisionamento
  • Valorização do Custo médio de artigo
  • Definição de stock máximo e mínimo
  • Gestão económica de stock:  análise ABC, previsão de consumo e sazonalidade
  • Quantidade económica de encomenda:  periocidade de enc., fórmula de Wilson, …
  • Custo de encomenda, custo de posse e de aprovisionamento
  • Métodos de aprovisionamento;  ponto de encomenda, recompletamento, …
  • Indicadores de gestão:  rotação, ruptura, nível de serviço, …

3. Selecção / Angariação e Gestão de Fornecedores

  • Critérios de procura, identificação e angariação de Fornecedor – Sourcing
  • Aspectos qualitativos na selecção de fornecedores
  • Contractos, Adjudicações e condições comerciais
  • Parâmetros de avaliação / qualificação de Fornecedor
  • Gestão de fornecedores
  • Registo de reclamações e incidentes
  • Negociação e revisão de preços
  • Desenvolvimento de Fornecedores, auditorias a fornecedores, …

4. Função Compras

  • Evolução das Compras Tradicionais / Compras Estratégicas.
  • Modelos Tradicionais e Modelos Futuros.
  • A Conjuntura do Mercado.
  • As Novas Ferramentas (e-Business, e-Procurement, e-Purchasing e e-Marketplace).
  • O Enquadramento com as Políticas da Empresa.
  • Onde se encaixam as Compras na Estratégia da Empresa.
  • O Novo Processo de Gestão de Compras
  • Gestão dos Mercados de Compras.

5. Negociação de compras

  • Etapas da negociação
  • Planeamento da negociação
  • Delinear Estratégia de Negociação para melhoria do poder negocial
  • Conseguir fazer a ponte entre as partes
  • O Processo de Decisão e Negociação.
  • Negociar e estabelecer as Condições e os Termos do Contrato
  • Elaboração e Avaliação de Propostas.
  • As Condições e Termos Contratuais.
  • Incoterms

 6. Custos e monitorização de resultados

  • Cálculo de custo real de Produto ou Serviço
  • Custo administrativo da compra
  • Monitorização de custo de compra e custo de stock
  • Indicadores de desempenho da função Compras
  • O Controlo dos Processos de Gestão de Compras.
  • Definição de Indicadores e Factores Críticos de Sucesso.
  • Acordo de Níveis de Serviços e de Qualidade.
  • Como e Quando Avaliar.

7.  Sistemas de Informação

  • Sistema de informação e aprovisionamento
  • MRP – Materials Requirement Planning
  • JIT – Just in time, EDI, …
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Destinatários
  • Todos os interessados em aprofundar os conhecimentos neste tema.
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Métodos de Ensino
  • Expositivo, interrogativo, análise de casos e exercícios práticos.
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Monitoria

Jorge Soares Pinto, Eng.

É Licenciado em Engenharia Electrotécnica pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto – Especialização em Sistemas Digitais e Computadores. Tem um MBA em Gestão de Empresas e Marketing pela Open Univ. (UK). Trabalhou na IBM como director técnico, director marketing e director comercial. Foi director do escritório do Porto da Compaq. Foi director de Sistemas de Informação de Gestão do Grupo Amorim, onde liderou projectos à escala nacional e internacional de Sistemas de Informação, Telecomunicações, coordenação comercial e de logística integrada. Foi Manager na Deloitte & Touche, a maior empresa de consultoria de gestão de empresas à escala mundial. É consultor independente de Gestão de empresas, Organização e Sistemas de Informação de Gestão junto de PMEs desde 2002. Foi membro de vários Conselhos de Administração de empresas. É docente universitário desde 1991, leccionando Sistemas de Informação de Gestão, Estratégia, Marketing Internacional e Logística Integrada. Leccionou na Universidade Portucalense, EGP (Escola de Gestão do Porto), IPAM (Instituto Português de Administração e Marketing), ISEP (Instituto Superior de Engenharia do Porto) e Universidade de Aveiro. É formador em áreas como Gestão de Projectos, Estratégia, Marketing, Coordenação e Gestão Comercial, Benchmarking, Balanced Scorecard, Logística e Gestão de Stock. 30 anos de experiência profissional.

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Local

ONLINE / LIVE 

Como Funciona esta Formação Online/Live em Direto?

  1. Fazer inscrição nesta página
  2. Após a inscrição e pagamento, os Participantes irão receber um link de acesso para clicarem e entrarem na plataforma à hora marcada.
  3. A formação será dada em formato Online/Live, à hora marcada, em Direto.
  4. Esta plataforma é muito simples de utilizar e permite que haja interactividade. Os participantes poderão participar, comentar, fazer perguntas, tirar dúvidas, por escrito ou por voz, em tempo real.
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Data e Horário

Esta formação, com a duração de 16 horas, funcionará nos seguintes dias:

20, 21, 27 e 28 de Novembro de 2024
14:00 – 18:00 | Pausa: 16:00 – 16:30

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Preço

O valor da inscrição é de 390.00 € + IVA (23%), valor total de 479.70 €  pagável ao CENERTEC até à data de realização do Curso e inclui:

  • Acesso à Plataforma E-Learning
  • Acesso à Documentação de Apoio
  • Certificado SIGO
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Ficha de Inscrição




    O valor da inscrição é de € + IVA (23%), valor total de € pagável ao CENERTEC até à data de realização da Formação e inclui: Acesso à Plataforma E-Learning, Acesso à Documentação de Apoio e Certificado SIGO.

    Dados para pagamento:
    Banco Santander Totta | Titular: CENERTEC - CENTRO ENERGIA E TECNOLOGIA LDA
    IBAN: PT50 0018 2101 0462 6115 0207 7 | BIC: TOTAPTPL
    Por favor, indicar nome Empresa / Participante ou n.º da fatura quando efetuar a transferência.







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