Gestão de Compras e Fornecedores num mundo VUCA (Volatilidade, Incerteza, Complexidade e Ambiguidade)
4ª EdiçãoVivemos tempos de volatilidade, incerteza, complexidade, instabilidade e ambiguidade; estes fatores, concorrem para a necessidade de adaptações Logísticas no âmbito do cenário de comércio internacional. As compras / o Procurement geram desafios de descoberta de “novos” mercados de abastecimento e (re)definição das suas redes de conexão na cadeia de distribuição. A gestão da supply chain assume uma importância / criticidade decisiva para o sucesso das organizações.
As margens comerciais têm vindo a diminuir por efeito do mercado e da globalização. As empresas ajustam os seus processos de racionalização de encargos / custos e actuam do lado dos fornecedores para minimizar o valor de compras. A função Compras, integrada no processo de aprovisionamento das Organizações, assume uma importância acrescida na rentabilidade, contribuindo de forma decisiva para a recuperação de margens perdida, através da redução de preços de compra e optimização da relação negocial com fornecedores.
É assim necessário um efectivo controlo de Fornecedores, partindo da correcta caracterização de parâmetros de análise de necessidades e do conhecimento detalhado do perfil e características do serviço ou mercadoria / produto a comprar.
A Gestão de Compras modela a actuação do operador de compras, centrado no conhecimento de parâmetros de avaliação de necessidade, integrados com processos que caracterizam as informações essenciais à fundamentação da decisão de compra, permitindo sistematizar os critérios de compra e o domínio desta importante função.
Dotar os Participantes dos conhecimentos e técnicas para melhorar a eficácia da função de compras da sua empresa , com realce para a melhoria das condições de suporte à decisão , redução de custos e a actuação estratégica da gestão de stocks e fornecedores.
- Gestão da compra e abastecimento;
- Procedimento de aquisição;
- Consulta ao mercado;
- Recepção e estudo comparativo das propostas dos fornecedores;
- Matriz de avaliação de propostas;
- Negociação de propostas;
- Emissão e controlo das encomendas;
- Contratos de prestação de serviços;
- Selecção e avaliação de fornecedores;
- Qualificação de fornecedores e nível de desempenho;
- Compras internacionais e Incoterms;
- Centralização e descentralização das compras;
- Maximizar nível de serviço a clientes com mínimo de custos de stock;
- Maximizar a rotação de stock;
- Minimizar espaço de armazenagem necessário;
- Redução de custos na empresa;
- Evitar obsolescência de produtos;
- Evitar rupturas e perda de clientes;
- Evitar paragens da linha de fabrico por falta de material;
- Eficácia global na logística;
- Ferramentas e Modelos de Gestão de Compras;
- Identificar as Fases do Processo Compra;
- Da Identificação da Necessidade à Execução do Contrato;
- Identificar, seleccionar e gerir Fornecedores;
- Negociar e estabelecer as Condições e os Termos Contratuais;
- Definir Indicadores e Factores Críticos de Sucesso no Controlo dos Processos de Gestão de Compras.
No fim do Curso, os Participantes serão capazes de:
- Caracterizar a função compras na Organização e as suas relações com outros departamentos;
- Estabelecer a organização do processo entre apuro de necessidade e entrega de bem ou serviço;
- Identificar, seleccionar e avaliar fornecedores;
- Identificar e definir informações críticas para modelar critérios de decisão – produto, stock, fornecedor;
- Gerir a negociação na compra;
- Identificar os princípios base de uma negociação;
- (Como melhor) Aplicar técnicas e táticas negociais em contexto real;
- Definir e sistematizar critérios de suporte à decisão e negociação para processo de compra;
- Conhecer e aplicar corretamente os diversos conceitos logísticos;
- Conhecer e escolher a modalidade de Procurement mais adequada a cada necessidade.
1. A empresa como um sistema – a Função Compras
- A cadeia de valor
- Importância da logística
- Logística e FCS (factores Críticos de Sucesso)
- Função aprovisionamento
- Papel da compra na cadeia de abastecimento
- Processo de compra e respectivas etapas
- Função compras no âmbito do Aprovisionamento
- Dossier de compra e Cadernos de Encargos
- Registo e controlo de encomendas
- Registo, organização e arquivo de informação
2. Gestão de Stock e consumos – informação de suporte à função Compras
- Caracterização de Artigos e Serviços
- Parâmetros de análise de Stock e dos consumos – nem de mais, nem de menos …
- Estatísticas de compras – preços, quantidades, tempo entrega
- Parâmetros custo de encomenda e condições de pagamento
- Estruturação de modelo de decisão de compra
- Stock Mínimo, Disponível e Stock Máximo
- Cálculo do consumo médio e Prazo de aprovisionamento
- Valorização do Custo médio de artigo
- Definição de stock máximo e mínimo
- Gestão económica de stock: análise ABC, previsão de consumo e sazonalidade
- Quantidade económica de encomenda: periocidade de enc., fórmula de Wilson, …
- Custo de encomenda, custo de posse e de aprovisionamento
- Métodos de aprovisionamento; ponto de encomenda, recompletamento, …
- Indicadores de gestão: rotação, ruptura, nível de serviço, …
3. Selecção / Angariação e Gestão de Fornecedores
- Critérios de procura, identificação e angariação de Fornecedor – Sourcing
- Aspectos qualitativos na selecção de fornecedores
- Contractos, Adjudicações e condições comerciais
- Parâmetros de avaliação / qualificação de Fornecedor
- Gestão de fornecedores
- Registo de reclamações e incidentes
- Negociação e revisão de preços
- Desenvolvimento de Fornecedores, auditorias a fornecedores, …
4. Função Compras
- Evolução das Compras Tradicionais / Compras Estratégicas.
- Modelos Tradicionais e Modelos Futuros.
- A Conjuntura do Mercado.
- As Novas Ferramentas (e-Business, e-Procurement, e-Purchasing e e-Marketplace).
- O Enquadramento com as Políticas da Empresa.
- Onde se encaixam as Compras na Estratégia da Empresa.
- O Novo Processo de Gestão de Compras
- Gestão dos Mercados de Compras.
5. Negociação de compras
- Etapas da negociação
- Planeamento da negociação
- Delinear Estratégia de Negociação para melhoria do poder negocial
- Conseguir fazer a ponte entre as partes
- O Processo de Decisão e Negociação.
- Negociar e estabelecer as Condições e os Termos do Contrato
- Elaboração e Avaliação de Propostas.
- As Condições e Termos Contratuais.
- Incoterms
6. Custos e monitorização de resultados
- Cálculo de custo real de Produto ou Serviço
- Custo administrativo da compra
- Monitorização de custo de compra e custo de stock
- Indicadores de desempenho da função Compras
- O Controlo dos Processos de Gestão de Compras.
- Definição de Indicadores e Factores Críticos de Sucesso.
- Acordo de Níveis de Serviços e de Qualidade.
- Como e Quando Avaliar.
7. Sistemas de Informação
- Sistema de informação e aprovisionamento
- MRP – Materials Requirement Planning
- JIT – Just in time, EDI, …
Jorge Soares Pinto, Eng.
É Licenciado em Engenharia Electrotécnica pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto – Especialização em Sistemas Digitais e Computadores. Tem um MBA em Gestão de Empresas e Marketing pela Open Univ. (UK). Trabalhou na IBM como director técnico, director marketing e director comercial. Foi director do escritório do Porto da Compaq. Foi director de Sistemas de Informação de Gestão do Grupo Amorim, onde liderou projectos à escala nacional e internacional de Sistemas de Informação, Telecomunicações, coordenação comercial e de logística integrada. Foi Manager na Deloitte & Touche, a maior empresa de consultoria de gestão de empresas à escala mundial. É consultor independente de Gestão de empresas, Organização e Sistemas de Informação de Gestão junto de PMEs desde 2002. Foi membro de vários Conselhos de Administração de empresas. É docente universitário desde 1991, leccionando Sistemas de Informação de Gestão, Estratégia, Marketing Internacional e Logística Integrada. Leccionou na Universidade Portucalense, EGP (Escola de Gestão do Porto), IPAM (Instituto Português de Administração e Marketing), ISEP (Instituto Superior de Engenharia do Porto) e Universidade de Aveiro. É formador em áreas como Gestão de Projectos, Estratégia, Marketing, Coordenação e Gestão Comercial, Benchmarking, Balanced Scorecard, Logística e Gestão de Stock. 30 anos de experiência profissional.
ONLINE / LIVE
Como Funciona esta Formação Online/Live em Direto?
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- A formação será dada em formato Online/Live, à hora marcada, em Direto.
- Esta plataforma é muito simples de utilizar e permite que haja interactividade. Os participantes poderão participar, comentar, fazer perguntas, tirar dúvidas, por escrito ou por voz, em tempo real.
Esta formação, com a duração de 16 horas, funcionará nos seguintes dias:
20, 21, 27 e 28 de Novembro de 2024
14:00 – 18:00 | Pausa: 16:00 – 16:30
O valor da inscrição é de 390.00 € + IVA (23%), valor total de 479.70 € pagável ao CENERTEC até à data de realização do Curso e inclui:
- Acesso à Plataforma E-Learning
- Acesso à Documentação de Apoio
- Certificado SIGO