Organização e Gestão da Manutenção
16ª EdiçãoA Manutenção é uma área chave nas operações industriais e pode contribuir decisivamente para a viabilização económica de muitas empresas. Paradoxalmente, nem sempre é olhada com a importância que têm, muitas vezes pelos próprios profissionais da Manutenção. É comum, para aqueles que trabalham na Manutenção, se sinterem esmagados pelas inúmeras solicitações, pelas avarias que não param de surgir ou pela crescente complexidade dos equipamentos. Não é fácil ser gestor de Manutenção e essa dificuldade aparece em muitos países industriais modernos. Esta dificuldade pode tornar difícil perceber quanto a Manutenção pode melhorar a Gestão de Operações nas empresas. É necessária uma mudança cultural, para encarar a Manutenção não como um meio de manter equipamentos, para passar a encará-la como um investimento num sistema organizado de gestão, capaz de garantir o cumprimento das funções dos equipamentos, minimizando o custo do seu ciclo de vida. É uma mudança subtil, mas que faz toda a diferença e, se for correctamente implementada, pode revolucionar o papel da Manutenção e do Gestor de Manutenção.
TOPONo final do curso, os Participantes serão capazes de:
- Organizar a Manutenção nas suas Empresas, de forma simples e prática;
- Definir um sistema de custeio para apurar o custo de manutenção de cada equipamento;
- Definir planos de manutenção preventiva uteis e práticos, baseados na função;
- Desenvolver competências na análise de avarias, de forma a promover a melhoria continua e eliminar as avarias recorrentes;
- Compreender a importância da Manutenção Condicionada, e como a usar de forma eficaz;
- Desenvolver competências para avaliar da manutenibilidade dos equipamentos, para poder influenciar a escolha de novos equipamentos e prever o seu custo de manutenção;
- Organizar e definir as linhas gerais de um Armazém da Manutenção.
- Introdução
- Legislação aplicável
- Normas Aplicáveis
- Manutenção Preventiva e Condicionada
- Aspectos Técnicos que Condicionam a Manutenção
- Mecânica da Fratura;
- Fadiga
- Lubrificação
- Corrosão
- Soldadura
- Tratamento de Águas Industriais
- Eletricidade
- Contaminação de Fluidos Lubrificantes
3. Elaboração de Planos de Manutenção4. Operacionalização da Manutenção “Como pôr tudo a andar”
- Codificação de Equipamentos
- Impressos associados à Manutenção
- Organização do Trabalho e sua Validação
- Armazém da Manutenção
- Cálculo de Fiabilidade
- Análise de Avarias (registo, FMEA e FMECA)
5. TPM – Total Productive Maintenance6. RCM – Reliability Centred Maintenance
7. PM – Precision Maintenance
8. Como minimizar o custo da vida útil dos equipamentos
- Custos Referentes à Utilização de Equipamentos
- Orçamentação da Manutenção
- Avaliação Económica de Grandes Reparações, Substituição de Equipamentos e Aluguer de Equipamentos
- Subcontratação de Serviços
- Sistemas de Informação
- Indicadores
- EMMs – Equipamentos de Monitorização e Medição
- O que vai mudar na Manutenção e o que já está a mudar
- Licenciados, Bacharéis e Quadros Técnicos, em qualquer Ramo da Engenharia e da Gestão, que desempenhem, ou pretendam vir a desempenhar, funções relativas à Gestão de Operações e Serviços Industriais;
- Todos os interessados em aprofundar o seu conhecimento neste tema.
- Expositivo com recurso a Multimédia;
- Exercícios práticos de ilustração dos assuntos tratados.
Pedro Rompante, Eng.
Especialista em Manutenção Industrial pela OE (Ordem dos Engenheiros). Engenheiro Mecânico (Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto). Membro sénior da OE (Ordem dos Engenheiros). Membro da ATEHP (Associação dos Técnicos de Engenharia Hospitalar Portugueses). Membro da APMI (Associação Portuguesa de Manutenção Industrial). Formador certificado pelo IEFP. Formador nos temas da Manutenção Industrial, com mais de 450 horas de formação efectuadas, para mais de 480 formandos. Membro de Júri para as Provas de Mestrado, em várias instituições do Ensino Superior Desde 2014 é Coordenador Técnico da Especialização em Manutenção Industrial do CENERTEC. Desde 2019, é Diretor de Engenharia e Gestão Industrial no CENERTEC. Consultor Independente de Manutenção. Orador em Encontros e Congressos Nacionais e Internacionais. Contributos regulares para revistas da Especialidade, como a revista “Manutenção”, da APMI. Experiência de Manutenção e Gestão de Operações nas seguintes áreas: Gestão de frotas automóveis; Gestão e tratamento de resíduos; Equipamentos de Movimentação de Terras e Construção de Estradas; Centrais térmicas; Sistemas de Tratamento de Águas; Sistemas Automáticos de Lavagem; Equipamentos Sob Pressão; Equipamentos Médicos de Medição e Fiação Têxtil. Principais tarefas no âmbito da Manutenção Industrial: – Organização e Gestão da Manutenção, em contexto fabril; – Análise, planeamento estratégico e operacional das operações de Manutenção preventiva, corretiva e condicionada; – Definição e implementação de Sistema de Informação para controlo da Manutenção; – Liderança do projeto de recodificação dos artigos do armazém da Manutenção; – Implementação da metodologia RCM para elaboração de planos de manutenção; – Responsável pela análise de avarias e implementação de medidas para prevenir a sua recorrência; – Afetação, coordenação e utilização de equipamentos no âmbito da Produção; – Definição e implementação de planos de controlo de condição de equipamentos, em âmbito industrial, incluindo o return-on-investment. Principais tarefas no âmbito da Gestão de Operações: – Seleção, formação e orientação de equipas de operadores; – Organização e afetação de recursos para a execução das tarefas produtivas; – Análise, planeamento estratégico industrial, definição de planos de ação para investimento; – Licenciamento da atividade industrial, incluído Licenciamento Ambiental; – Licenciamento de equipamentos sob pressão e componentes associados; – Elemento de ligação às entidades oficiais, respondendo a dúvidas e prestando esclarecimentos.
ONLINE / LIVE
Como Funciona esta Formação Online/Live em Direto?
- Fazer inscrição nesta página
- Após a inscrição e pagamento, os Participantes irão receber um link de acesso para clicarem e entrarem na plataforma à hora marcada.
- A formação será dada em formato Online/Live, à hora marcada, em Direto.
- Esta plataforma é muito simples de utilizar e permite que haja interactividade. Os participantes poderão participar, comentar, fazer perguntas, tirar dúvidas, por escrito ou por voz, em tempo real.
Esta formação, com a duração de 16 horas, funcionará nos seguintes dias:
6, 11, 13 e 18 de Março de 2025
09:00 – 13:00 | Pausa: 11:00 – 11:30
O valor da inscrição é de 390.00 € + IVA (23%), valor total de 479.70 € pagável ao CENERTEC até à data de realização do Curso e inclui:
- Acesso à Plataforma E-Learning
- Acesso à Documentação de Apoio
- Certificado SIGO
TOPO