Custeio Industrial
20ª EdiçãoA erosão das margens resultante da contração do mercado em muitos setores, fez com que muitas organizações passassem a desconfiar da precisão do seu processo de custeio e do modelo de cálculo dos seus orçamentos, sobretudo em pequenas e médias empresas onde o processo nunca foi suficientemente desenvolvido, facto que margens mais generosas sempre foram escondendo. A este enquadramento, acresce o facto de quadros dirigentes e sectores cruciais para actividade das organizações, viverem alheados da conversão das suas funções e decisões em valor económico criado, perdendo assim, a capacidade de melhor orientar o seu desempenho. Neste contexto, passou a ser decisivo o domínio das margens reais e o efetivo controlo de execução da actividade. Isto, só possível com modelo de custeio técnico, que interprete com rigor os processos de transformação e a incorporação de serviços internos de cada empresa, como suporte a um processo orçamental robusto e preciso. Deste modo, a implementação de metodologias de custeio e orçamentação adequadas, funcionarão também como um meio poderoso de medida do desempenho e de apoio à decisão.
TOPONo final do Curso, os Participantes serão capazes de:
- Identificar e caracterizar os fatores de custo de uma empresa;
- Caracterizar e estruturar estrutura de Custos;
- Definir e aplicar critérios de imputação de recursos;
- Conceber modelo de custeio técnico;
- Apurar custos por operação e serviço em folha de cálculo;
- Conceber e aplicar modelo orçamental;
- Simular resultados para diferentes cenários;
- Elaborar mapas de análise e acompanhamento.
1. Enquadramento e Princípios Gerais
- Introdução ao tema;
- Importância do Custeio e Orçamentação;
- Definição de custos, proveitos e margens;
- Recursos e factores de produção;
- Contabilidade analítica e Custeio;
- Gestão do Desempenho com o Custeio.
2. Reconhecimento da Organização
- Caracterização da actividade e do modelo de negócio;
- Caracterização dos recursos;
- Caracterização dos processos de transformação;
- Caracterização de produtos e Serviços;
- Metodologia de recolha e tratamento de informação.
3. Modelação de sistema de Custeio
- Modelo de cálculo de custos de mão-de-obra;
- Modelo de cálculo de custos de operações;
- Modelo de cálculo para Custos de serviços e utilidades;
- Incorporação de Custos Financeiros e estruturais;
- Estruturação de modelo de cálculo;
- Exemplo prático.
4. Orçamentação
- Modelo de Orçamento;
- Critérios de risco e margem;
- Formação do preço;
- Emissão de proposta;
- Simulação de cenários.
5. Controlo e Desempenho
- Gestão da informação associada ao custeio;
- Metodologia da “Conta corrente de clientes”;
- Resultados económicos por produto / serviço;
- Mapas de indicadores de acompanhamento da actividade.
- Gestores Industriais de Operações;
- Orçamentistas;
- Gestores de Projeto;
- Responsáveis Financeiros;
- Todos os interessados em aprofundar o seu conhecimento neste tema.
- O Curso será realizado com exposição oral de cada um dos temas, com recurso a exemplos práticos para melhor explicitação e enquadramento dos assuntos;
- Na metodologia empregue, é fundamental a utilização de folha de cálculo e computador, como suporte à componente prática que explicitará os modelos e que permitirá ao Participante explorar os conceitos num modelo que poderá ser estruturado para “o seu caso”, sem prejuízo de um exemplo base que será fornecido.
Henrique Barros, Eng.
Administrador da ARCH S.A. (ex-Cerâmica de Valadares). Licenciado em Engenharia Química no Instituto Superior de Engenharia do Porto (pré-Bolonha) , CES em Gestão de Energia , Auditor Energético , Sócio-gerente de empresa de Consultoria. Da experiência profissional destacam-se as funções desempenhadas na Direcção de Produção e de Operações em empresas Industriais das áreas Metalomecânica e Cerâmica. Experiência de 20 anos como Consultor em Gestão empresarial nas componentes de Estratégia, Comercial, Produção, Logística, Recursos humanos, Controlo de Gestão, Sistemas de informação, Energia, Manutenção e processos de Concepção. O percurso profissional permitiu a colaboração e prestação de serviços em sectores distintos como Metalomecânico, Alimentar, Cerâmica, Química, Transportes, Construção, Têxtil, Madeiras, Papel, Software, Rochas ornamentais, Projecto e arquitectura, Tipografia, Cablagens eléctricas, Moldes, Plásticos, além de colaboração próxima com instituições como ISQ, AIMMAP, Cenfim, AEBA , Cinfu ,AEP,IDT . São relevantes os trabalhos efectuados na reestruturação e racionalização de organizações, implementação de processos de controlo de Gestão, desenvolvimento de software específico, planeamento e monitorização da produção, adopção de metodologias de incentivos por desempenho, concepção de modelos de Custeio e Orçamentação evoluídos, implementação de Aplicações de monitorização da gestão e apoio á decisão.
ONLINE / LIVE
Como Funciona esta Formação Online/Live em Direto?
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- Após a inscrição e pagamento, os Participantes irão receber um link de acesso para clicarem e entrarem na plataforma à hora marcada.
- A formação será dada em formato Online/Live, à hora marcada, em Direto.
- Esta plataforma é muito simples de utilizar e permite que haja interactividade. Os participantes poderão participar, comentar, fazer perguntas, tirar dúvidas, por escrito ou por voz, em tempo real.
Esta formação, com a duração de 20 horas, funcionará nos seguintes dias:
4, 5, 11, 12 e 18 de Novembro de 2024
18:30 – 22:30 | Pausa: 20:30 – 21:00
O valor da inscrição é de 470.00 € + IVA (23%), valor total de 578.10 € pagável ao CENERTEC até à data de realização do Curso e inclui:
- Acesso à Plataforma E-Learning
- Acesso à Documentação de Apoio
- Certificado SIGO
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