Introdução
O relacionamento interpessoal entre players desempenha no mundo profissional de hoje, um fator vital de diferenciação em termos de qualidade e de excelência de serviços que se traduz, quando positivo, em fidelização e crescimento de negócios.
Pretende-se com esta ação de formação dar a conhecer as formas de estar e receber clientes mais eficazes, com enfoque na linguagem verbal e não-verbal, não descurando regras de protocolo e de estar no meio profissional.
Pretende-se com esta ação de formação dar a conhecer as formas de estar e receber clientes mais eficazes, com enfoque na linguagem verbal e não-verbal, não descurando regras de protocolo e de estar no meio profissional.
Objetivos
No final do Seminário, os Formandos deverão ser capazes de:
- Reconhecer a importância das primeiras impressões no impacto que se cria no outro.
- Conhecer a imagem ideal a transmitir no seu meio empresarial.
- Conhecer as regras protocolares de apresentação e de utilização de cartões de visita.
- Saber dispor os participantes numa sala de reuniões de acordo com as regras de protocolo.
- Utilizar o telefone de forma profissional transmitindo uma imagem de excelência.
- Utilizar expressões verbais positivas, que incutam confiança e criem empatia e fidelização nos clientes.
- Reconhecer a importância da escuta ativa na comunicação e coloca-la em prática.
Programa
Imagem e postura pessoal
Apresentações
Posicionamento na sala de reuniões
Regras da comunicação telefónica
Comunicação verbal positiva e motivadora
A escuta ativa na comunicação interpessoal
- As primeiras impressões
- Formas de vestir no meio empresarial
- Postura
Apresentações
- Receber pessoas e encaminhar
- Regras de apresentação
- Utilização do cartão de visita
Posicionamento na sala de reuniões
- Disposição de uma mesa de reuniões
- Sistema formal protocolar e sistema comercial
Regras da comunicação telefónica
- Aspetos essenciais para uma comunicação telefónica eficaz
- Receber o telefonema. Tom de voz. Articulação, Feedback. Resumir e terminar com enfâse
Comunicação verbal positiva e motivadora
- Utilização de expressões motoras que incitem à ação
- Linguagem proactiva e positiva
A escuta ativa na comunicação interpessoal
Interessa a
- Profissionais em geral, gestores, chefes de equipa, comerciais, diretores de recursos humanos.
- Todos os interessados em aprofundar o seu conhecimento neste tema.
Métodos de ensino
Vão ser utilizados métodos pedagógicos afirmativos e ativos: alternância de exposições teóricas com exercícios práticos com valorização do autodiagnóstico e espírito autocrítico.
Data e horário
Esta formação teve a duração de 0 horas.